www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 22 nov. 09:33

Penhoras de contas bancárias próximas dos mil milhões de euros

Penhoras de contas bancárias próximas dos mil milhões de euros

Em quatro anos, desde que o instrumento foi criado, foram realizadas quase 320 mil penhoras electrónicas de contas bancárias. Em 2017 o valor penhorado atingiu já os 208 milhões de euros, escreve o Diário de Notícias.

Só em 2017 o número de penhoras electrónicas de contas bancárias está já acima das 50 mil, tendo sido recuperados desta forma cerca de 208 milhões de dívidas em atraso e que foram executadas. Os números são da ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução e são avançados esta quarta-feira, 22 de Novembro pelo Diário de Notícias.

Segundo o jornal, em pouco mais de quatro anos - desde que este instrumento das penhoras electrónicas de contas bancárias foi criado - foram já recuperados para os credores cerca de mil milhões de euros.

A OSAE revela que o valor tem vindo a aumentar todos os anos e que em 2017 está já acima da média anual de 197 milhões. A razão, afirma o bastonário, José Carlos Resende, tem a ver essencialmente com a recuperação da economia e com o facto de as famílias terem agora mais capacidade para cumprir os seus compromissos, mesmo quando se atrasam nos pagamentos.

Por outro lado, salienta o responsável, os agentes de execução - que são quem faz as penhoras - passaram a ter novas regras que os obrigaram, nomeadamente, a ter de observar um limite anual máximo de processos. E só depois de os concluírem é que podem receber novos processos. Uma limitação que terá contribuído para que o trabalho fosse acelerado, sendo que as penhoras de contas bancárias são a forma mais rápida e expedita de recuperar dívidas em atraso.

NewsItem [
pubDate=2017-11-22 10:33:51.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/penhoras-de-contas-bancarias-proximas-dos-mil-milhoes-de-euros
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=234
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_22_1026447515_penhoras-de-contas-bancarias-proximas-dos-mil-milhoes-de-euros
, topics=[justiça, contas, bancos, penhoras]
, sections=[economia, sociedade]
, score=0.000000]