observador.ptobservador.pt - 22 nov. 08:41

Congresso dos Arqueólogos demonstra a vitalidade do setor

Congresso dos Arqueólogos demonstra a vitalidade do setor

O II Congresso da Associação de Arqueólogos Portugueses (AAP) vem demonstrar que "a comunidade arqueológica está viva, apesar dos constrangimentos institucionais".

O II Congresso da Associação de Arqueólogos Portugueses (AAP), que se realiza entre esta terça-feira e domingo, demonstra que “a comunidade arqueológica está viva, apesar dos constrangimentos institucionais”, disse à agência Lusa o seu presidente.

Apesar dos constrangimentos institucionais, os arqueólogos continuam a defender o património arqueológico, a fazer intervenções, sobretudo relacionadas com grandes obras públicas e privadas, mas também a produzir resultados de investigação científica”, disse à Lusa José Morais Arnaud, presidente da AAP.

Este é o segundo congresso da AAP, e realiza-se em três espaços da capital: no Museu Arqueológico do Carmo, e nas faculdades de Letras da Universidade de Lisboa e de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.

O congresso termina com um passeio, no domingo, intitulado “Entre o Ribatejo e a Estremadura. Povoados fortificados pré-históricos… sem esquecer o antes e o depois”, incluindo visitas ao Povoado de Vila Nova de S. Pedro, em Azambuja, ao Convento da Senhora das Neves e à Fábrica do Gelo, no Alto de Montejunto, ao Castro de Pragança, ao Museu do Bombarral, ao Castro do Zambujal e ao Castro e Grutas da Columbeira do Alto do Picoto.

Durante o congresso serão apresentadas 150 comunicações, por cerca de 400 arqueólogos, disse Morais Arnaud à Lusa. O presidente AAP afirmou que “a comunidade arqueológica continua bastante ativa, apesar de haver um enfraquecimento das estruturas por parte da tutela”, o Ministério da Cultura.

O responsável lamentou “todos os constrangimentos financeiros e problemas de enquadramento institucional do setor da arqueologia”.

Um enquadramento “que está reduzido à expressão mais simples, mesmo ao mínimo dos mínimos, depois de ter tido um Instituto de Arqueologia com várias valências e vários serviços, agora praticamente, tudo isto está integrado numa divisão, que nem sequer é específica para a arqueologia, dentro de uma direção-geral muito mais abrangente”.

Apesar deste “enfraquecimento”, mais de 400 arqueólogos reúnem-se a partir deste dia em congresso para debater diferentes comunicações científicas, que abordam investigações que vão da época pré-histórica a um balanço de 19 anos de arqueologia urbana, no Machico, na ilha da Madeira, ou ao período do al-andalus.

Para o presidente da AAP, “os problemas específicos da arqueologia são de tal ordem que justificam plenamente a recriação de um organismo especializado para esta área do património”.

A arqueologia tem problemas específicos, e tem problemáticas diferentes das outras áreas, como os museus, apesar de se cruzarem, mais os monumentos, atualmente abrangidas atual Direção-Geral do Património Cultural”, disse.

O II Congresso da AAP abre esta terça-feira pelas 17:30, no Museu Arqueológico do Carmo, com uma conferência por João Zilhão, “Neandertal”, seguindo-se a apresentação da revista Arqueologia e História 66-67.

O I Congresso da AAP realizou-se também em Lisboa, em 2013, quando a associação celebrou os seus 150 anos. O resultado deste I Congresso está sintetizado na edição “Arqueologia em Portugal 150 anos”, com mais de 1.500 páginas, atualmente, esgotada.

NewsItem [
pubDate=2017-11-22 09:41:59.0
, url=http://observador.pt/2017/11/22/congresso-dos-arqueologos-demonstra-a-vitalidade-do-setor/
, host=observador.pt
, wordCount=462
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_22_1011809892_congresso-dos-arqueologos-demonstra-a-vitalidade-do-setor
, topics=[história, arqueologia, cultura, monumentos, costumes e tradições, ciência, museus, arte]
, sections=[vida, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]