observador.ptobservador.pt - 21 nov. 15:27

Infarmed sai de Lisboa e vai para o Porto

Infarmed sai de Lisboa e vai para o Porto

O Infarmed deixa de estar sediado em Lisboa para se localizar no Porto, depois de a cidade ter ficado na sétima posição no que diz respeito à Agência Europeia do Medicamento.

O Infarmed — Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde — vai passar a ter sede no Porto, segundo escreve o Jornal de Notícias, esta terça-feira. A informação é avançada por uma fonte do Governo.

O anúncio será feito esta tarde, depois de na segunda-feira os 27 Estados-membros da União Europeia terem eleito Amesterdão, na Holanda, para acolher a nova sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês). A cidade do Porto, que também fazia parte da lista, ficou em sétima posição.

Eurico Castro Alves, ex -presidente do Infarmed, disse ao JN que elogia a coragem do Governo em deslocalizar a entidade reguladora, considerando que “faz todo o sentido que estas instituições estejam sediadas longe do centro do poder”, à semelhança do que acontece em outras cidades da Europa.

O Infarmed, criado em 1993, é atualmente presidido por Maria do Céu Machado. Em 2012, a entidade adquiriu novas competências, nomeadamente no que diz respeito à autorização do preço dos medicamentos. Apesar de ter autonomia administrativa e financeira, o Infarmed realiza a sua atividade sob tutela do Ministério da Saúde.

NewsItem [
pubDate=2017-11-21 16:27:26.0
, url=http://observador.pt/2017/11/21/infarmed-sai-de-lisboa-e-vai-para-o-porto/
, host=observador.pt
, wordCount=180
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_21_997962299_infarmed-sai-de-lisboa-e-vai-para-o-porto
, topics=[porto, país, lisboa, infarmed, saúde]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]