www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 21 nov. 19:50

Black Friday. Guia para poupar e aproveitar os descontos

Black Friday. Guia para poupar e aproveitar os descontos

O termo “Black Friday” começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em meados do século XIX.

O termo como hoje existe só apareceu nos anos 60 e não foi mais do que uma manobra do retalho norte-americano para transformar o dia após a Ação de Graças (Tranksgiving) num dia de compras.

Um artigo de 1966 no American Dialect Society traz uma das referências mais antigas a esta ‘nova’ versão da Black Friday. Assume que “Black Friday é o termo que o departamento de polícia de Filadélfia atribuiu ao dia que sucede ao dia de Ação de Graças” e lembra que “arranca de forma massiva com a época de compras natalícia”, trazendo consigo “enormes filas de trânsito e passeios inundados de pessoas”, com lojas cheias desde a abertura até ao fecho.

A tradição norte-americana da Black Friday volta a invadir lojas, centros comerciais e espaços de comércio online em Portugal esta sexta-feira.

Refeições, alojamento, viagens, roupa, artigos de decoração ou tecnologia. Há negócios para todos – e até para quem procura uma borla para o Natal. E, como a sexta-feira sozinha sabe a pouco, muitas empresas já começaram as promoções esta segunda-feira, e muitas prolongam-nas pelo fim-de-semana.

Fizemos um guia com alguns descontos. E vamos atualizando a lista ao longo da semana.

Antes disto saiba que o comparador de preços KuantoKusta disponibiliza, de forma fácil, rápida e gratuita, as promoções de mais de 1 milhão de produtos de 500 lojas online.

Pestana de 20% a 40%
No grupo hoteleiro Pestana não se fala em Black Friday, mas sim em Black Week. O grupo permite antecipar a marcação de férias do próximo ano com uma campanha que já arrancou e decorre até 27 de novembro. A campanha é válida para as marcas Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels, Pousada de Portugal ou Pestana CR7 Lifetstyle Hotels.

MB Way dá mais 10%
SE utilizar o MB Way nas suas compras terá um desconto de 10% (que se soma ao que cada marca fará). Serve para compras onlines e vai até um valor acumulado de 500 euros. O valor acumulado dos descontos será devolvido ao consumidor em cashback, no prazo de um mês. A campanha decorre entre as 00h00 e as 23h59 do dia 24 de novembro de 2017.

Vila Galé dá até 25%
Haverá 20% de desconto para os clientes que reservem um mínimo de sete noites consecutivas com pequeno-almoço nos hotéis Vila Galé Náutico (Armação de Pêra), Vila Galé Tavira, Vila Galé Albacora (Tavira) e Vila Galé Santa Cruz (Madeira). O mesmo desconto será aplicado para estadias de pelo menos quatro noites seguidas com pequeno-almoço nos hotéis Vila Galé Collection Douro, Vila Galé Porto Ribeira, Vila Galé Coimbra, Vila Galé Ericeira, Vila Galé Évora e Vila Galé Clube de Campo (Beja). Já os hóspedes que pretendam ter regime de meia-pensão nestas estadias beneficiarão de uma redução de 25%.

Rádio Popular faz desconto direto até 50%
Na Rádio Popular os descontos cortam o preço até metade. A empresa deixa a dica: “prepare-se para a corrida aos descontos”.

SushiCorner dá até 20%
Na sexta-feira, o SushiCorner, nos Armazéns do Chiado em Lisboa, oferece 10% de desconto para pedidos entre 12h00 e 19h30 e 20% entre as 19h30 e a meia-noite.

Fnac da loja ao online
Livros, Música e Filmes e Séries Tv, Smartphones e Telemóveis, Computadores Portáteis, Consolas e Videojogos, Jogos e Brinquedos, Instrumentos Musicais. Todas as gamas de produtos vão para descontos na Fnac que deixa o aviso: quem quiser evitar filas que utilize o site.

Media Markt baixa na tecnologia
A aposta da Media Markt, que já tem o catálogo para a sexta-feira dos descontos, faz-se no gaming, nos ecrãs e nos smartphones. Mas também há reduções nos preços de grandes e pequenos eletrodomésticos.

Kiko leva 6 paga 3
Na loja de cosmética sempre que forem adquiridos três produtos, são oferecidos outros três.

Amazon e os descontos flash
A gigante do retalho arrancou a semana com as habituais ofertas flash a que os clientes prime que podem aceder previamente e receber “com envio rápido e gratuito”. Na Black Friday haverá bem mais, com descontos em eletrónica, informática, lar, cozinha, roupa, desporto, videojogos, informática, bricolage, bebé, brinquedos, escritório e até papelaria.

Zara oferece 20%
A retalhista do grupo Inditex está a oferecer um desconto de 20% tanto nas lojas físicas como no site.

HM com semana de descontos
A semana é de descontos para a HM. A retalhista tem novas oportunidades a cada 48 horas e o desconto é de 40%.

Toys R Us até 50%
Na loja de brinquedos há “milhares de produtos” com descontos até 50%. Está tudo no mais recente catálogo, válido até domingo.

Voos a cinco euros na Ryanair
É só até à meia-noite desta terça-feira, mas é a associação da Ryanair à Black Friday. A companhia tem voos até 4,99 euros, para viagens a gozar em janeiro.

Securitas com 50%
A Securitas Direct também entra na campanha e dá um desconto de 50% em alarmes para casa ou empresas.

Mercedes-Benz a preço de saldo
De sexta-feira, 24 de novembro, a domingo, 26, o concessionário Caetano Star terá em exposição um lote exclusivo de modelos Mercedes-Benz a preços de oportunidade. A iniciativa decorre na concessão da Caetano Star, em Vila Nova de Gaia.

eDreams dá descontos a olhar para as miniférias do Natal
A Black Friday também vai estar na rota da eDreams, uma das maiores agências de viagens online da Europa, que decidiu aproveitar esta dia de descontos para dar o tiro de partida à temporada das promoções de Natal. Há descontos em viagens, voos e estadas e também para pacotes de voo + hotel. Na edição do ano passado, os destinos mais escolhidos pelos portugueses nesta campanha foram Paris, Londres e Porto.

Eletrónica com descontos na Worten
Na Worten, a Black Friday chega mais cedo, com a cadeia de lojas a ‘rasgar’ preços de dezenas de produtos, nomeadamente consolas, tablets e telemóveis. Há descontos até 34% e a campanha arranca na quinta-feira, prolongando-se até domingo. As lojas físicas vão abrir mais cedo. Os descontos estão igualmente disponíveis na loja online.

  • Vamos atualizar este guia ao longo da semana
NewsItem [
pubDate=2017-11-21 20:50:48.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/black-friday-guia-para-poupar-e-aproveitar-os-descontos/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=969
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_21_845182220_black-friday-guia-para-poupar-e-aproveitar-os-descontos
, topics=[descontos, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]