www.publico.ptpublico.pt - 21 nov. 22:55

Liga dos Campeões. Seis equipas nos "oitavos" e mais um recorde para Ronaldo

Liga dos Campeões. Seis equipas nos "oitavos" e mais um recorde para Ronaldo

Avançado português elevou para 18 os golos marcados na Liga dos Campeões em 2017.

Há três semanas, depois da 4.ª jornada da fase de grupos, Bayern Munique, Manchester City, Paris Saint-Germain e Tottenham garantiram um lugar entre as 16 melhores equipas da Liga dos Campeões 2017-18. Nesta terça-feira, foi a vez de Real Madrid e Besiktas assegurarem a qualificação para os oitavos-de-final. Com uma atípica média de um golo em oito jogos na Liga espanhola, Cristiano Ronaldo continua a não vacilar na Champions, fixando outro recorde: 18 golos na prova num só ano civil. Em Chipre, marcou os dois últimos golos da goleada madridista frente ao APOEL (0-6), reforçando o estatuto de melhor marcador da prova: cinco jogos, oito golos.

Com o primeiro lugar do Grupo G já entregue ao Besiktas, dentro de duas semanas a última vaga para os oitavos-de-final será discutida entre FC Porto e RB Leipzig, sendo que Leonardo Jardim já pode programar o que resta da época com uma certeza: a 6 de Dezembro, no Estádio do Dragão, o Mónaco vai despedir-se das competições europeias. Depois de atingirem as meias-finais em 2016-17, os monegascos somaram a terceira derrota no Estádio Louis II e vão terminar o Grupo G com um registo caseiro pouco recomendável: dois golos marcados e nove sofridos.

Frente ao RB Leipzig, a equipa de Jardim teve uma primeira parte desastrosa. Aos 6’, Jemerson marcou na própria baliza e, três minutos depois, após mau passe do defesa brasileiro, Timo Werner fez o segundo dos alemães. Em cima da meia-hora, com alguma displicência à mistura, Falcao cometeu grande penalidade e Werner fez o 0-3. Com um golo de cabeça aos 43’, o colombiano ainda procurou redimir-se do erro, mas dois minutos depois Naby Keita passou à vontade pela defesa do campeão francês e fixou o resultado final (1-4). Pela primeira vez na sua história, o Mónaco sofreu quatro golos nos primeiros 45 minutos de um jogo da Liga dos Campeões.

O Grupo E abriu com um empate indigesto para o Spartak, em Moscovo. Os russos pareciam ter garantida a vitória quando Zé Luís (ex-Gil Vicente e Sp. Braga), assistido por Melgarejo (ex-Paços de Ferreira e Benfica), inaugurou o marcador, aos 82’. No entanto, em período de descontos, Milanic restabeleceu a igualdade e colocou a equipa treinada pelo italiano Massimo Carrera mais longe dos oitavos-de-final. O empate beneficiou Sevilha e Liverpool, mas os ingleses vão ter que esperar pela última jornada para festejarem a qualificação. Na Andaluzia, os “reds” venciam por 0-3 à meia-hora, mas um bis de Ben Yedder — já leva seis golos na prova — relançou a partida. No terceiro minuto de descontos, Pizarro fez o 3-3 e garantiu um ponto aos espanhóis.

No Grupo H já só falta decidir quem vai disputar a Liga Europa. Com mais um golo de Harry Kane, o Tottenham foi vencer a Dortmund (1-2), reforçando o mau momento do Borussia: quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos. Com o triunfo, os “spurs” já garantiram o primeiro lugar, enquanto o Real Madrid ficará na segunda posição. A dez longínquos pontos do Barcelona no campeonato, os vencedores das duas últimas edições da Champions despacharam em Nicósia o APOEL, por 0-6. Ao intervalo, a notícia era que Cristiano Ronaldo não tinha marcado nenhum dos quatro golos “merengues”, mas, com um bis nos primeiros 10 minutos da segunda parte, o internacional português passou a facturar em todos os jogos desta edição da prova.

Apesar de já estar apurado, o City não permitiu que o Feyenoord fosse a Manchester somar os primeiros pontos — Sterling, aos 88’, fez o único golo do jogo — e na última jornada será decidido quem acompanha os ingleses: Shakhtar ou Nápoles. A equipa de Paulo Fonseca precisava de um ponto no San Paolo para se apurar para os "oitavos", mas Insigne quebrou a resistência ucraniana aos 56’. O Shakhtar arriscou, então, em busca do empate e os napolitanos aproveitaram para dilatar a vantagem: Zielinski (81’) e Mertens (83’).

NewsItem [
pubDate=2017-11-21 23:55:37.0
, url=https://www.publico.pt/2017/11/21/desporto/noticia/ja-ha-seis-apurados-para-os-oitavosdefinal-1793460
, host=www.publico.pt
, wordCount=649
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_21_1486282516_liga-dos-campeoes-seis-equipas-nos-oitavos-e-mais-um-recorde-para-ronaldo
, topics=[liga dos campeões]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]