observador.ptobservador.pt - 21 nov. 16:37

Como as cidades vão ficar se o planeta aquecer apenas 2ºC

Como as cidades vão ficar se o planeta aquecer apenas 2ºC

A Ponte Westminster ficaria inundada, a baixa de San Francisco desapareceria e o Pentágono reduzia-se a uma ilha. 2ºC são os suficientes para ficarmos como nestas 42 fotos.

De nada nos servirá o Acordo de Paris se os níveis de emissões de dióxido de carbono continuarem ao ritmo em que estão atualmente, poluindo a atmosfera com gases com efeito de estufa, avisam os cientistas. Muito em breve mais de 275 milhões de pessoas terão de sair das casas que construíram em cidades costeiras para dar lugar ao avanço devastador da água dos oceanos. Os efeitos vão sentir-se na pele de quem mora em regiões urbanas próximas ao mar, o que corresponde a metade da população mundial. Um aumento da temperatura média global de apenas 1,5ºC é o suficiente para fazer desaparecer grandes zonas das cidades como Sidney, Londres ou Nova Iorque. E quase toda a costa portuguesa estaria em perigo.

Este cenário é real e o novo projeto da Climate Central, uma organização científica que se juntou ao The Guardian e ao artista visual Nickolay Lamm, provam-no. O projeto surgiu para descobrir como seriam 21 cidades do mundo caso o aquecimento global fosse de entre 2ºC e 4ºC em relação à temperatura atual do planeta, fazendo aumentar o nível da água do mar. As imagens criadas podem ser a realidade que teremos dentro de apenas 13 anos, em 2030, alerta a Climate Central: é que julga-se que, por essa altura, o número das inundações devastadoras já tenha mais do que duplicado. E isso é mesmo muito: desde 1880 até agora, o nível médio da água do mar já aumentou quase 2,5 metros. E a situação só tende a piorar.

O que a Climate Central fez foi juntar duas fotografias de cidades icónicas como Xangai, Bombaim ou Rio de Janeiro para mostrar aquilo que estamos a enfrentar. Num primeiro álbum, a organização comparou o estado atual dessas cidades com o estado em que ficariam se o aquecimento global fosse de 2ºC em relação à temperatura registada agora. Num segundo álbum, comparou-se o cenário das cidades perante um aquecimento global de 2ºC com o estado das mesmas cidades se esse aquecimento fosse de 4ºC. De acordo com as explicações de Benjamin Strauss, líder do projeto, a meta dos 2ºC foi escolhida porque, segundo os cientistas, esse é “o limite máximo para que o aquecimento global não cause alterações catastróficas”.

A Climate Central prepara-se para disponibilizar mais imagens de cidades costeiras (para já, nenhuma cidade portuguesa faz parte dos exemplos deste projeto) que vão sofrer com o aumento do nível médio da água do mar. Veja na fotogaleria o antes e o depois das imagens disponíveis e aproveite a aplicação interativa aqui em baixo para ver como ambos os cenários se comparam.

Mar-a-Lago Estados Unidos Nova Iorque Estados Unidos Miami Estados Unidos Pentágono Washington D.C., Estados Unidos GooglePlex Mountain View, Estados Unidos Durban África do Sul Londres Inglaterra Xangai China Bombaim Índia Sidney Austrália Rio de Janeiro Brasil Venice Beach Venice, Estados Unidos AT & T Park San Francisco, Estados Unidos Boston Estados Unidos Ocean Drive Miami, Estados Unidos Charleston Estados Unidos San Diego Estados Unidos Estátua da Liberdade Nova Iorque, Estados Unidos Monumento a Washington Washington D.C., Estados Unidos San Francisco Estados Unidos Harvard Cambridge, Estados Unidos
NewsItem [
pubDate=2017-11-21 17:37:56.0
, url=http://observador.pt/2017/11/21/como-as-cidades-vao-ficar-se-o-planeta-aquecer-apenas-2oc/
, host=observador.pt
, wordCount=514
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_21_1406188801_como-as-cidades-vao-ficar-se-o-planeta-aquecer-apenas-2-c
, topics=[ambiente, aquecimento global, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]