rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 21 nov. 22:53

O Estado e a nação devem muitíssimo ao “povo cristão”, diz Marcelo

O Estado e a nação devem muitíssimo ao “povo cristão”, diz Marcelo

Presidente da República dá o exemplo das tragédias dos fogos, em que as instituições católicas estiveram na primeira linha. Marcelo Rebelo de Sousa falava na apresentação do livro "Portugal Católico - A beleza na diversidade”.

O Estado e a nação devem muitíssimo ao Portugal cristão, nomeadamente aos católicos, afirma o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta terça-feira na apresentação do livro “Portugal Católico - A beleza na diversidade”.

O chefe de Estado sublinhou a presença dos católicos nos momentos mais difíceis, como foi o caso dos incêndios deste ano.

“Ainda agora, nas tragédias que vivemos, fraternalmente conjugados com o contributo de todos os demais, aí estiveram na primeira linha de serviço as inúmeras Misericórdias, tantas e tantas IPSS [instituições públicas de solidariedade social] de inspiração cristã, a Cáritas, os escuteiros, as paróquias e as dioceses e, acima de tudo, o povo cristão, unido indissoluvelmente aos que têm outras crenças ou em qualquer delas se não reconhece”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Todos juntos, sublinhou o Presidente, iniciaram uma “caminhada da reconstrução, reparação de bens e, em particular, de almas, porque os bens são essenciais, mas carecem de sentido se não forem concebidos à medida das pessoas”.

O chefe de Estado discursava perante centenas de pessoas na apresentação do livro “Portugal Católico - A beleza na diversidade”, que decorreu na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O Presidente da República aproveitou para realçar o papel do Cristianismo na construção do país.

“Importa sublinhar, como faz esta feliz recolha de testemunhos, o papel pretérito e sobretudo actual dos cristãos, e neles de sobremaneira os católicos, na educação, na cultura, na saúde, na solidariedade social, na qualificação em geral, na coesão territorial, pessoal e funcional, na participação cívica, na dimensão ecuménica que constitui a nossa vocação histórica cimeira”, declarou.

O livro “Portugal Católico - A beleza na diversidade” retrata o catolicismo no país contemporâneo, ao longo de 14 capítulos e 800 páginas, escritas por vários autores.

Na apresentação da obra, o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, sublinhou a “tensão criativa” entre catolicismo e sociedade na história portuguesa.

O livro “Portugal Católico”, que conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), apresenta 204 textos-síntese, de 190 autores,

Os lucros conseguidos com a venda da publicação vão reverter para bolsas destinadas a jovens investigadores desempregados.

NewsItem [
pubDate=2017-11-21 23:53:08.0
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/98951/o-estado-e-a-nacao-devem-muitissimo-ao-povo-cristao-diz-marcelo
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=342
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_21_1145388428_o-estado-e-a-nacao-devem-muitissimo-ao-povo-cristao-diz-marcelo
, topics=[religião, informação]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]