pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 21 nov. 23:00

Como "trabalhar" as fotos em RAW no Android, sem Root

Como "trabalhar" as fotos em RAW no Android, sem Root

Os smartphones são cada vez mais máquinas fotográficas e menos telefones. Se contabilizar o tempo que usa a telefonar e as vezes que usa o smartphone para tirar fotografias, verá que tem uma máquina...

Os smartphones são cada vez mais máquinas fotográficas e menos telefones. Se contabilizar o tempo que usa a telefonar e as vezes que usa o smartphone para tirar fotografias, verá que tem uma máquina fotográfica que também dá para telefonar. No passado era mais ao contrário.

A culpa é da tendência e da qualidade que os fabricantes colocam nas câmaras que equipam os dispositivos. Cada vez temos mais e melhores “máquinas fotográficas”. Falta, depois, dominar o software e algumas técnicas que melhoram a nossa prestação. Hoje vamos falar no RAW, sabe o que é?

Preâmbulo

Em grosso modo o Raw é uma espécie de formato cru da imagem. Sem compressão, sem alterações submetidas por software, este formato traz a totalidade dos dados que o sensor da câmara fotográfica conseguiu captar. Este é, assim, um ficheiro muito mais poderoso que o JPG, formato que certamente conhece bem.

Se usarmos uma analogia para lhe explicar estas diferenças, poderíamos considerar que o ficheiro RAW é como o filme e o ficheiro JPG é uma espécie de ampliação. Isto é, o ficheiro RAW ainda não é uma fotografia em estado final, é a base onde pode trabalhar o produto até que este chegue a uma versão final, essa sim, que poderá publicar nas redes sociais, por exemplo, ou ilustrar um trabalho. Mas se quiser aprofundar um pouco mais, deixamos um artigo dedicado.

Como tirar fotos em RAW no Android, sem Root

A ideia então é começar a trabalhar as imagens tiradas com o nosso smartphone mas com mais técnica de profissional, conseguir manipular o RAW para obter imagens mais perfeitas, equilibradas e sem as falhas dignas de qualquer amador.

Chegámos a falar há dias da app desenvolvida pela Google para a captação de imagens no formato RAW e o modo HDR+ que poderia ser descarregada aqui.

Hoje apresentamos a app Snapseed para Android

O Snapseed é um editor de fotos completo e profissional desenvolvido pela Google. Traz 29 ferramentas e filtros, incluindo: Reparar, Pincel, Estrutura, HDR, Perspetiva (consulte a lista abaixo). Com esta app facilmente abre ficheiros JPG e RAW, guarda depois os seus estilos pessoais e para os poder aplicar posteriormente em novas fotos, além de outros ajustes que pode igualmente fazer.

Claro que importa aqui é falar na revelação RAW. Para isso esta ferramenta permite-lhe que abra e ajuste ficheiros nativos da câmara; guarde sem perda de qualidade ou exporte como um ficheiro JPG. Ao utilizar esta ferramenta, irá aperfeiçoar imagem ajustando a exposição e a cor de forma automática ou manual com um controlo preciso.

Tenha atenção ao detalhe

O RAW é principalmente uma forma de ter atenção ao detalhe antes de produzir a imagem final. O Snapseed permite que destaque automaticamente estruturas de superfície em imagens, que recorte para tamanhos padrão ou livremente, permite rodar em 90° ou endireitar um horizonte inclinado, ajuda a perceber a perspetiva – corrija linhas inclinadas e aperfeiçoe a geometria de horizontes ou de edifícios.

Depois, e é onde a maioria dos profissionais investem mais tempo, consiga que nas suas fotos exista um equilíbrio do branco. Basicamente esta app permite que ajuste as cores para que a imagem tenha um aspeto mais natural, que seja possível corrigir as sombras, e a nitidez.

Ferramentas ao alcance do seu dedo
  • Pincel – retoque a exposição, a saturação, o brilho ou os tons quentes de forma seletiva
  • Seletivo – a tecnologia Ponto de controlo de renome: posicione até 8 pontos na imagem e atribua melhorias, o algoritmo faz automaticamente o resto
  • Reparar – remova o vizinho que não foi convidado de uma foto de grupo
  • Vinheta – adicione um tom escuro suave nos cantos da imagem à semelhança de uma grande e bonita abertura
  • Texto – adicione texto simples ou estilizado
  • Curvas – tenha um controlo preciso sobre os níveis de brilho das suas fotos
  • Expandir – aumente o tamanho da tela e preencha o novo espaço de forma inteligente com o conteúdo da sua imagem
  • Efeito esbatido – adicione um Bokeh fantástico a imagens (aumentar o grau de suavidade em segundo plano), perfeito para retratos fotográficos
  • Brilho Glamour – adicione um brilho subtil às imagens, perfeito para fotos de moda ou retratos
  • Contraste de tons – otimize detalhes de forma seletiva nas sombras, nos tons médios e nos realces
  • Panorama HDR – dê às suas imagens um aspeto deslumbrante ao criar o efeito de exposições múltiplas
  • Drama – dê um efeito apocalíptico às suas imagens (6 estilos)
  • Grunge – um aspeto arrojado com estilos fortes e sobreposições de texturas
  • Película granulada – obtenha o aspeto dos filmes modernos com um mecanismo de granulação realístico
  • Vintage – o estilo de uma foto de filme a cores dos anos 50, 60 ou 70
  • Retrolux – dê um aspeto verdadeiramente retro às suas fotos com fugas de luz, riscos e estilos de filme
  • Noir – aspeto de um filme a preto e branco com um mecanismo de granulação realístico e o efeito desgastado
  • Preto e branco – aspeto clássico a preto e branco diretamente da câmara escura
  • Molduras – adicione molduras de tamanho ajustável
  • Exposição dupla – misture duas fotos a partir dos modos de mistura inspirados na realização de filmes e no processamento de imagens digitais
  • Melhorias faciais – dê mais foco aos olhos, adicione luzes específicas para o rosto ou suavize a pele
  • Posição da cara – corrija a posição de retratos com base em modelos tridimensionais

Aqui tem um aspeto pormenorizado de uma ferramenta gratuita, desenvolvida pela Google e que será, sem sombra de dúvida, uma das suas preferidas dentro do seu Android. Depois partilhe, não guarde para si. Existem hoje imensos sítios onde pode expor a sua arte e talento. Um exemplo é este sítio do Pplware, por exemplo no grupo Fotografia.

NewsItem [
pubDate=2017-11-22 00:00:46.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/trabalhar-as-fotos-raw-no-android-sem-root/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=927
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_11_21_1118807694_como-trabalhar-as-fotos-em-raw-no-android-sem-root
, topics=[tecnologia, android, imagem, raw]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]