www.exameinformatica.ptexameinformatica.pt - 15 nov 09:04

Arrivo, a empresa que promete viagens a 320km/h sem tubos de vácuo

Arrivo, a empresa que promete viagens a 320km/h sem tubos de vácuo

A Arrivo chegou a um acordo com as autoridades do Colorado para construir um sistema de transportes de Hyperloop, mas sem a componente dos tubos de vácuo. A estratégia passa por realizar pequenos trajetos e não grandes ligações entre cidades.

A Arrivo foi fundada por um engenheiro que passou pela SpaceX e pela Hyperloop One. Brogan BamBrogan anunciou que conseguiu uma parceria com o estado do Colorado para construir um sistema de transporte de passageiros que promete chegar aos 320 km/h e sem a necessidade de criar tubos de vácuo. A abordagem de BamBrogan passa por fazer pequenos trajetos, por exemplo, ligando uma ponta da cidade de Denver à outra, em apenas nove minutos. A tática deve passar por carris magnetizados constru��dos paralelamente a uma autoestrada já existente em Denver e que passa pelo aeroporto. Estes carris permitem a deslocação de carros particulares e de contentores de carga ou outros veículos especialmente desenhados para o efeito. O sistema usa apenas energia elétrica para propulsionar os veículos e recorre a levitação magnética para assegurar a estabilidade e as elevadas velocidades.

«Se quisesse viajar realmente rápido, entre duas cidades, num ambiente de pressão reduzida e dentro de um tubo metálico, apanhava um avião», diz BamBrogan para defender a escolha de descartar os tubos de vácuo no seu sistema, citado pelo The Verge. Esta escolha permite ainda que este meio de transporte seja mais barato do que um Hyperloop mais “convencional”.

O plano da Arrivo passa por começar a construir o sistema em 2019 e oferecer as primeiras viagens aos passageiros já em 2021.

1
1