pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 nov 11:00

Surge benchmark do Snapdragon 835 a correr Windows 10

Surge benchmark do Snapdragon 835 a correr Windows 10

Começam a surgir as primeiras informações acerca dos dispositivos com Windows 10 a correr no Snapdragon 835. Conheça o primeiro benchmark.

Já se sabia que a Microsoft estava a trabalhar com a Qualcomm para correr Windows 10 em processadores ARM, sem que conhecesse qualquer resultado da parceria.

No entanto as novidades estão perto de chegar, depois de se conhecer o primeiro resultado de benchmark deste processador e de conhecer um dos primeiros modelos fabricados pela HP.

Não é segredo nenhum que a Qualcomm e a Microsoft estão a trabalhar em conjunto num projeto para correr uma versão do Windows 10 num processador ARM, mais específicamente no Snapdragon 835.

Embora o desempenho deste tipo de processadores deva ficar abaixo do que é habitual nos processadores da intel que equipam os PC’s, a verdade é que a utilização dos processadores ARM irão diminuir o consumo de energia e, assim, oferecer uma maior autonomia.

Desde que surgiram as primeiras notícias deste projeto que se aguarda o lançamento dos primeiros PC equipados com o Snapdragon 835. Devendo chegar no início do ano, começam agora a surgir os primeiros dados que comprovam o lançamento destes novos dispositivos.

HP será uma das marcas a apresentar novidades

Segundo a Microsoft, marcas como a Asus, HP e a Lenovo irão apresentar modelos utilizando o processadores ARM. De entre as marcas parceiras, a HP é a primeira a deixar fugir algumas informações.

Segundo a página dedicada ao HP Care Pack, irá existir brevemente um novo laptop com ecrã de 12″ que irá ter 2 versões, uma com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento UFS e outra de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento UFS. Ambas as versões trazem o processador Qualcomm Snapdragon 835 e correm uma versão do Windows 10.

Surge teste de benchmark do Snapdragon 835 a correr Windows 10

A acompanhar as novidades sobre este projeto, surgiu recentemente o resultado de um teste de Geekbench do Snapdragon 835 a correr Windows 10.

Como era esperado, o desempenho não se assemelha aos tradicionais processadores de PC, mas já oferece uma boa alternativa para quem não necessita de grande processamento ou para quem prefere autonomia a alto desempenho.

Segundo o teste de Geekbench, o dispositivo com o processador ARM totalizou 1202 pontos em single-core e 4068 pontos em multi-core. Como forma de comparação, um PC com processador Intel i3-8100, no mesmo teste, perfez 3692 pontos em single-core e 11860 pontos em multi-core.

Com um clock a 3.6 GHz e quatro núcleos, o Intel i3-8100 é claramente superior ao Snapdragon 835 com processador de oito núcleos a 1.9 GHz. A nível de desempenho, este processador ARM da Qualcomm poderá ser comparado ao Intel Celeron N3450 com clock a 2.20 GHz.

Já a nível de autonomia, este é a área onde o Snapdragon 835 se destaca. Com um consumo entre os 2.5W e os 5W, consegue ser muito poupado face aos 6W do processador Intel.

Embora tenham um desempenho baixo, os novos dispositivos com Snapdragon 835 estão para chegar para ser uma boa solução para aqueles que preferem perder algum desempenho mas ter uma autonomia acima da média.

1
1