exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 15 nov 09:04

EUA aprovam primeiro “comprimido digital”

EUA aprovam primeiro “comprimido digital”

As autoridades dos EUA aprovaram a comercialização do Abilify MyCite, um comprimido digital que se ingere e que comunica com um adesivo e uma app para confirmar que o paciente tomou a sua medicação.

Abilify é um medicamento indicado para o tratamento do esquizofrenia, de depressão e de pacientes bipolares. Agora, as autoridades deram luz verde para a comercialização da versão MyCite, que consiste num pequeno sensor que se ingere e que comunica com um adesivo na pele do utente para informar se a medicação foi tomada atempadamente ou não. Essa informação pode depois ser carregada para uma app que mostra aos médicos e outras pessoas autorizadas a evolução do comportamento de cada paciente. O adesivo consegue ainda monitorizar a atividade do paciente, padrões de sono, número de passos dados, batimento cardíaco e deve ser substituído a cada sete dias, explica o The Verge. A informação fica disponível para o médico e até quatro outras pessoas selecionadas e autorizadas pelo doente.

A aprovação desta solução traz de novo à discussão problemas como a partilha de dados sensíveis e a confidencialidade da informação médica. Na mesma medida, a aprovação deste tratamento pode abrir as portas à validação de outras soluções semelhantes.

Este tratamento especificamente foi desenvolvido em parceria pela farmacêutica japonesa Otsuka e pelo serviço de medicina digital Proteus Digital Health. Ainda não há qualquer indicação sobre quando é que o tratamento digital fica disponível ou quanto vai custar, mas sabe-se que as empresas estão a negociar com seguradoras eventuais parcerias e comparticipações.

1
1