eco.pteco.pt - 15 nov 11:14

Novos computadores de bordo da PSA têm assinatura da Huawei

Novos computadores de bordo da PSA têm assinatura da Huawei

Os primeiros veículos resultantes da parceria deverão começar a circular na Europa e na China no próximo ano.

A Huawei lançou a proposta no início deste ano e o grupo PSA Peugeot Citroën respondeu em novembro. A construtora francesa alia-se à tecnológica chinesa para equipar os seus automóveis. A parceria resultará no desenvolvimento de uma connected vehicle modular platform, um sistema que permite aos veículos o envio e receção de informação de forma segura. A notícia é avançada pelo Les Echos (acesso condicionado/contéudo em francês).

A parceria entre as duas empresas permitirá um sistema de controlo do veículo à distância, avança Dominique Sahler, responsável pelo projeto na PSA. A partir de um smartphone poder-se-á abrir o porta-bagagens, ligar o aquecimento, atualizar o software do computador de bordo, reportar avarias remotamente ou mesmo ativar a travagem de emergência.

A mesma fonte refere que um quinto da mão-de-obra da empresa chinesa já se encontra a trabalhar para a PSA, e que os primeiros veículos com os computadores de bordo deverão estar prontos a partir do próximo ano.

Nomes como a Nokia, a IBM, Ericsson ou Microsoft estavam na corrida para a parceria com o fabricante automóvel francês. No entanto, explica Sahler, “a Huawei reunia todas as condições necessárias. E eles foram rápidos e eficientes”.

“A PSA é o nosso maior projeto na nossa área dedicada à Internet das Coisas”, diz Shi Weiliang, o novo diretor da filial francesa da Huawei. O mesmo afirma que mais de 6.000 engenheiros da área de investigação e desenvolvimento da marca chinesa estão a trabalhar neste campo considerado estratégico.

1
1