www.dn.ptdn.pt - 15 nov 11:55

OE2018 - Professores vão voltar a aceder a 5º. e 7º. escalões das carreiras

OE2018 - Professores vão voltar a aceder a 5º. e 7º. escalões das carreiras

Executivo já elaborou uma portaria para acabar com esse travão. Documento "já se encontra na posse dos sindicatos"

A secretária de Estado Adjunta e da Educação anunciou hoje que em breve os professores poderão aceder aos 5.º e 7.º escalões da carreira, uma vez que deverá ser retirado o travão de acesso a esses escalões.

"Desde 2010 existe no estatuto da carreira docente uma limitação à progressão da carreira do 5.º e 7.º escalões", lembrou Alexandra Leitão, anunciando que o executivo já elaborou uma portaria para acabar com esse travão e que esse documento "já se encontra na posse dos sindicatos".

"O travão que existia para acesso a esses escalões vai ser retirado", disse a secretária de Estado durante o debate da proposta na especialidade de Orçamento do Estado de 2018, que está a decorrer no parlamento, enquanto milhares de professores se manifestam em frente da Assembleia da República.

O acesso a estes dois escalões é uma das exigências que tem vindo a ser feita pelos sindicatos.

A questão do ensino profissional também foi referida pelo secretário de Estado da Educação João Costa, que anunciou que havia agora mais turmas e alunos: "Temos mais 15% de alunos nas vias profissionalizantes que cumprem as horas de formação estipuladas no catálogo e temos mais 9% de turmas".

"Nós herdámos um caos em termos de planeamento de rede", afirmou o secretário de Estado da Educação, garantindo que o ministério consegue agora "antecipar o planeamento da rede" e expandir a rede.

Sobre a formação de adultos, João Costa disse ainda que a sua equipa tem trabalhado para "fazer os possíveis para que renasça das cinzas", lembrando que já foram criados 303 centros Qualifica e que hoje estão 78 mil adultos inscritos.

"Temos vindo a fazer um reforço da atividade dos centros", disse o secretário de Estado, lembrando que "um dos deficits do país é a qualificação da população ativa".

1
1