desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 3 nov 08:30

Reportagem: Footgolfe: Não é futebol nem golfe, mas veio para ficar

Reportagem: Footgolfe: Não é futebol nem golfe, mas veio para ficar

O SAPO Desporto apresenta a nova modalidade que está a conquistar o seu espaço no panorama português.

O Footgolfe não é uma espécie de futebol que se joga sem balizas. Também não é uma variante de golfe onde se excluem os tacos para dar lugar aos pés. É uma modalidade nova que está a dar os primeiros passos em Portugal e já conquistou o seu espaço.

O SAPO Desporto foi à procura dos intervenientes que fazem parte do jogo e cujos objetivos é dar a conhecer o desporto que alia a perícia com os pés numa bola ao planeamento de uma jogada do golfe. O objetivo? Colocar a bola no buraco no menor número de pontapés possíveis.

Apesar de ser uma modalidade recente em Portugal, as origens do footgolfe remontam a Holanda apesar de a sua origem ter começado no balneário do Tottenham Hotspurs numa ‘brincadeira’ após o treino da equipa britânica. Por cá, a Associação Nacional de Footgolfe é a autoridade máxima no que toca à divulgação. Com Ricardo Esteves no comando, a ANFGP já garantiu à presença na FIFG, a ‘FIFA’ do footgolfe mundial.

Em Portugal há várias equipas que se dedicam à modalidade que chegam de vários pontos do território nacional. Para além das formações situadas em Lisboa (Palacianos Footgolf Clube, Lisboa Footgolf Club, Lisbon Lions Footgolf, Eagles Footgolf Clube, Os Lusitanos Footgolf Club) há emblemas fora da capital (Leiria Footgolf Club; Basto Footgolf Clube).

Interessado? Para começar basta apenas um par de chuteiras e uma bola para dar os primeiros pontapés. Os ‘gholes’ estão aí para serem feitos e há sempre alguém pronto a ajudar no ‘mundo’ do footgolfe. Qualquer questão basta contactar a ANFGP para saber como arrancar a prática deste desporto.

Site da Associação Nacional de Footgolfe em Portugal:

http://footgolfportugal.pt/

1
1