www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 19 out. 07:25

Economia chinesa cresce 6,8% no terceiro trimestre

Economia chinesa cresce 6,8% no terceiro trimestre

O valor ficou em linha com o esperado pelos analistas, mas na comparação entre trimestres denota algum abrandamento. Vendas a retalho cresceram mais de 10% e produção industrial avançou mais de 6% em Setembro.
A segunda maior economia do mundo avançou 6,8% no terceiro trimestre, um ligeiro decréscimo em relação aos 6,9% registados no primeiro semestre do ano, mas que fica no entanto em linha com as expectativas dos analistas.

A suportar os dados revelados esta quinta-feira, 19 de Outubro, estão também crescimentos robustos na produção industrial (cuja actividade aumentou 6,6% em Setembro, último mês do trimestre, acima dos 6,5% esperados) e do lado do consumo, com as vendas a retalho a dispararem 10,3% igualmente em Setembro, em termos homólogos.

As exportações e o investimento em infra-estruturas estiveram, segundo os números do Gabinete Nacional de Estatísticas, igualmente a ajudar à subida, enquanto a actividade no imobiliário registou uma descida, mas ainda assim abaixo do que se previa, de acordo com a Bloomberg.

Já na comparação entre trimestres os números evidenciam algum abrandamento no ritmo de crescimento: face ao segundo trimestre o PIB cresceu 7%, enquanto entre o primeiro e o segundo trimestres do ano tinha subido 7,4%.

Os resultados ficam também em linha com o objectivo de crescimento do país liderado por Xi Jinping (na foto), que ronda os 6,5% para este ano, depois de no ano passado a economia ter registado o desempenho mais fraco em 26 anos, ao crescer 6,7%.

Esta semana, o governador do banco central chinês tinha apontado a possibilidade de que o PIB possa crescer 7% no segundo semestre.

"Os dados mostram que continua alguma desalavancagem e que as reformas do governo estão a funcionar, mas o crescimento ainda está a ser relativamente apoiado" por políticas estatais, disse à Reuters Kaori Yamato, do Mizuho Research Institute.

Em Setembro, o ritmo de crescimento do investimento público superou, em termos homólogos, o do sector privado, o que sinaliza a continuidade do apoio do Estado à progressão da economia.
NewsItem [
pubDate=2017-10-19 08:25:59.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/asia/detalhe/economia-chinesa-cresce-68-no-terceiro-trimestre
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=290
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_19_955078105_economia-chinesa-cresce-6-8-no-terceiro-trimestre
, topics=[ásia, china, pib, economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]