www.dn.ptdn.pt - 19 out. 01:01

Liga Dos Campeões - Leão outra vez perto da sensação com o resultado do costume

Liga Dos Campeões - Leão outra vez perto da sensação com o resultado do costume

Repetiu-se o episódio da época passada em Madrid. Segundas partes são um problema sério para Jesus

Outra vez tão perto da sensação mas com o resultado do costume. Foi assim na edição transata da Liga dos Campeões frente ao campeão europeu Real Madrid e Borussia Dortmund - quatro boas exibições, quatro derrotas, todas pela margem mínima. Nesta temporada o leão ameaça ir pelo mesmo caminho - dois desaires diante de Barcelona e Juventus, também com um golo de diferença a favor dos adversários.

O Sporting entrou muito bem no jogo em Turim, conseguiu fazer circular a bola, pressionar alto e projetar os seus alas Acuña e Gelson Martins. Aos 12 minutos, quando este último é solicitado pela fantasia de Bruno Fernandes, percebeu-se que a Juventus não estava bem preparada para o adversário que tinha pela frente. Nesse lance, Gelson concluiu mal, atirando à figura de Buffon, mas Alex Sandro, que vinha no encalço, viu a bola ressaltar no seu corpo e encaminhar-se para a baliza.

A partir daí a Juventus iniciou o cerco à baliza leonina e o corolário disso foi o livre direto de Pjanic numa falta infantil cometida por Battaglia sobre Mandzukic, com o argentino a pagar a fatura da inexperiência ao mais alto nível.

Depois, com o Sporting sem conseguir manter a bola em seu poder, entrou em ação o talento de Rui Patrício, em especial num remate de Higuaín desviado para o poste.

Com o quarteto defensivo leonino a realizar uma soberba exibição e a chegar para o fluxo ofensivo leonino, esperava-se que a Juventus abrandasse para o Sporting voltar a pegar no jogo. E o melhor elogio que se pode fazer é que a formação de Jorge Jesus controlou muito bem a segunda parte... até que chegou o maldito minuto 77 em que Coentrão é assistido e Jesus substitui-o de imediato por Jonathan Silva. O internacional português, quando se aprestava para reentrar, ficou estupefacto quando percebeu que já não fazia parte do jogo. E maldito porquê? Porque Jonathan comprometeu inapelavelmente no lance do segundo golo dos italianos, ao deixar-se antecipar por Mandzukic ao segundo poste quando tinha ganho a posição e isto numa altura em que o clube de Alvalade parecia melhor no jogo. Depois Doumbia, que entrou após o segundo golo da Juventus, esteve perto de fazer o empate no último lance da partida, naquela que foi a grande oportunidade leonina em todo o jogo.

O Sporting não merecia perder? Talvez não - voltou a perder no campo e a deixar boa imagem, o que não dá pontos. Ainda assim, olhando para os números do jogo, para a soberba organização defensiva e para a qualidade da exibição de Rui Patrício, a Juventus esteve mais perto do triunfo.

Isto começa a ser um padrão que Jesus precisa de resolver porque há comportamentos repetidos. Dos 12 golos sofridos em encontros oficiais nesta época nove foram na segunda parte e seis nos últimos dez minutos. Há aqui um padrão que pode ter que ver com uma quebra mental, física ou com um misto destas duas situações. Uma situação que merece análise por parte de Jorge Jesus.

A qualificação para os oitavos-de-final não está hipotecada mas urge vencer a Juventus em Lisboa e isso não parece uma missão impossível.

NewsItem [
pubDate=2017-10-19 02:01:00.0
, url=https://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/leao-outra-vez-perto-da-sensacao-com-o-resultado-do-costume-8855565.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=518
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_19_617069363_liga-dos-campeoes--leao-outra-vez-perto-da-sensacao-com-o-resultado-do-costume
, topics=[liga dos campeões, sporting, desporto, juventus]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]