www.jornaldenegocios.ptFernando Sobral - 19 out. 09:40

O sonho chinês de Xi Jinping no centro do congresso do PCC

O sonho chinês de Xi Jinping no centro do congresso do PCC

O 19.º Congresso do Partido Comunista da China, que está a decorrer em Pequim, marca o início de uma nova era no Império do Meio. E é também a consagração do poder de Xi Jinping, talvez o mais influente dirigente chinês desde Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping.

No seu discurso, Xi disse que a China formou "o socialismo de características chinesas para uma nova era". E que ele será o guia do país para os próximos anos. Mais: disse que o rejuvenescimento nacional será uma fantasia sem a liderança do PCC. Há uma estratégia a 30 anos: a partir de 2035 a China será uma das mais inovadoras do mundo, terá uma enorme classe média, o "soft power" será aumentado e terá uma enorme influência global. Em 2050 o Exército Popular do Povo deverá ter uma "força global". Disse Xi: "O exército tem de estar preparado para a guerra. Todo o esforço deve ser centrado em como enfrentar e vencer batalhas." Sobre a economia disse: "A economia da China está em transição de uma fase de rápido crescimento para uma de desenvolvimento de alta qualidade." Mais: "Moveremos as indústrias chinesas para o topo médio-alto da cadeia de valor global, e aumentaremos o número de 'clusters' de indústrias de classe mundial."

No New York Times, Chris Buckley escreve: "Enquanto Mao promovia a luta de classes e Deng Xiaoping abraçava o capitalismo pragmático, a visão de Xi do papel do Partido centra-se na restauração da grandeza da China - o que ele chama 'Sonho Chinês' - e baseia-se na fervorosa dedicação à era de Mao e às glórias da cultura tradicional chinesa que Mao tentou destruir." No Strait Times de Singapura, John Pomfret argumenta: "Durante décadas muitos americanos que faziam negócios na China pensavam que o Partido Comunista não acreditava em mais nada a não ser no poder. Não haveria outra ideologia na China para lá do dinheiro. (…) A ideologia de Xi é um pastiche da filosofia da China imperial e do pensamento radical ocidental. (…) Ele é fruto da aristocracia vermelha chinesa. O seu pai, Xi Zhongxun, foi um dos pais fundadores da China, próximo de Mao."

NewsItem [
pubDate=2017-10-19 10:40:24.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/linhas-cruzadas/detalhe/o-sonho-chines-de-xi-jinping-no-centro-do-congresso-do-pcc
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=309
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_19_585749915_o-sonho-chines-de-xi-jinping-no-centro-do-congresso-do-pcc
, topics=[deng xiaoping, xi jinping, linhas cruzadas, partido comunista da china, opiniao, mao tsé-tung]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]