observador.ptobservador.pt - 19 out. 07:25

Desfile de novos talentos marcam primeiro dia do Portugal Fashion

Desfile de novos talentos marcam primeiro dia do Portugal Fashion

O Portugal Fashion do Porto arranca esta quinta-feira no Museu do Carro Elétrico, com desfiles de jovens criadores. O evento irá decorrer até sábado.

O primeiro dia da 41.ª edição do Portugal Fashion do Porto, que arranca esta quinta-feira no Museu do Carro Elétrico, vai ficar marcado pelo desfile de dez jovens criadores de moda, do “Espaço Bloom”, uma plataforma dedicada a estilistas emergentes.

O primeiro dia do evento no Porto vai começar focado nos trabalhos de criadores emergentes, entre as 12h e as 23h, com propostas de oito designers e de 12 estudantes de seis escolas de moda. Estudantes da Escola de Moda do Porto (EMP) e da Cenatex vão estrear a passarela, antes da vez da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Politécnico de Castelo Branco, e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, pelas 13:00.

Pelas 14h, a Escola Superior de Artes e Design e a Modatex irá encerrar o ciclo das escolas, seguindo-se Maria Kobrock, que apresenta “Ode to Matisse”, e Joana Braga, com “Cat Fight”, pelas 16h. A tarde irá continuar com David Catalán, que se inspirou nas fardas de trabalhadores industriais norte-americanos nos anos 1950 para questionar o fenómeno da gentrificação no novo trabalho, antes de Inês Torcato apresentar, pelas 18h, a coleção “Self-portrait (Mirror)”.

Uma hora depois, os trabalhos de Olímpia Davide, criados a partir das “memórias” da autora, irão ocupar as atenções do público, com Beatriz Bettencourt a trazer, já depois do jantar, a coleção “Perfect Strangers”, uma proposta “feminina de cariz citadino e gráfico” para as estações mais quentes. “Raving Iran” é a proposta de Nycole, que será apresentada pelas 22h de quinta-feira e inspirada na mistura entre a cultura iraniana e a europeia, com “detalhes militares” a contrastarem com “peças desportivas”, antes de pertencer a Sara Maia o último desfile, pelas 23h.

Na sexta-feira, o evento muda-se para a base da Alfândega do Porto, com destaque para os desfiles de Anabela Baldaque, Estelita Mendonça ou Diogo Miranda, antes de, no sábado, serem apresentadas as propostas de Katty Xiomara, Luís Buchinho ou Alexandra Moura.

O circuito do Portugal Fashion, que termina no Porto, passou antes pelas Semanas da Moda de Nova Iorque, Paris, Londres e Milão. O Portugal Fashion 2015-2017 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 — Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e que teve um fundo total aprovado de oito milhões para o triénio 2015/2017.

NewsItem [
pubDate=2017-10-19 08:25:35.0
, url=http://observador.pt/2017/10/19/desfile-de-novos-talentos-marcam-primeiro-dia-do-portugal-fashion/
, host=observador.pt
, wordCount=385
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_19_2070286657_desfile-de-novos-talentos-marcam-primeiro-dia-do-portugal-fashion
, topics=[porto, país, moda, lifestyle]
, sections=[vida, sociedade]
, score=0.000000]