rr.sapo.ptOpinião de Francisco Sarsfield Cabral - 19 out. 07:22

​O modelo chinês

​O modelo chinês

A ditadura do partido único reforça-se na China, que quer uma maior presença internacional.

Começou o congresso do Partido Comunista Chinês, com 2 300 participantes. Como, na China, o partido único se confunde com o Estado é nestes congressos que se definem as grandes linhas da política chinesa. Congressos que só acontecem de cinco em cinco anos,

Xi Ping, o presidente que certamente avançará para um segundo mandato de cinco anos, fez um discurso de três horas. Internamente, Xi Ping quer modernizar a China, combater a corrupção (combate em curso e que dá jeito para afastar eventuais adversários) e consolidar o poder do partido e o seu próprio poder, que já é enorme. A finalidade é construir um “socialismo de características chinesas”. O que, na prática, quer dizer que os direitos humanos e as liberdades civis e políticas serão cada vez menos respeitados na China.

Externamente, Xi Ping pretende uma maior presença internacional da China. O que pode ter um lado positivo, numa altura em que Trump vira os EUA para dentro e promove o proteccionismo, algo que não convém às exportações chinesas.

Mas também existe aí um lado perigoso. A China tem vindo a aumentar o seu poderio militar e tem pretensões ilegais (do ponto de vista do direito internacional) sobre zonas marítimas ao largo do Sul do país. Tudo isto alarma não só Taiwn, que teoricamente é parte da China, como os países vizinhos, incluindo o Japão.

Para Xi Ping o modelo chinês é ideal para países em desenvolvimento, o que não surpreende. E é um facto que vários líderes políticos do que antes se chamava o Terceiro Mundo olham com apreço o modelo de capitalismo de Estado da China. Um modelo que levou a um surto de crescimento económico nunca antes visto, mas que pouco tem a ver com a democracia.

NewsItem [
pubDate=2017-10-19 08:22:25.635
, url=http://rr.sapo.pt/artigo/96144/o-modelo-chines
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=286
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_19_1809113899_-o-modelo-chines
, topics=[opinião, francisco sarsfield cabral]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]