observador.ptobservador.pt - 19 out. 06:31

Três filmes para ver esta semana

Três filmes para ver esta semana

Um drama baseado numa história real, um policial sobre livro de Jo Nesbo, filmado na Noruega com Michael Fassbender e a animação "A Paixão de Van Gogh" são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
“O Castelo de Vidro”

Este filme baseado nas memórias de infância e juventude da jornalista americana Jeannette Walls volta a juntar o realizador Destin Daniel Creton e a actriz Brie Larson, depois do excelente “Short Term 12” (2013), só que com resultados menos satisfatórios. Jeannette, as duas irmãs e o irmão passaram, nas décadas de 60 e 70, quando eram pequenos, muitos anos a cruzar os EUA, arrastados pelos pais de casa decrépita para casa devoluta, vivendo em condições lamentáveis. O pai, Rex (Woody Harrelson) era um engenheiro brilhante mas alcoólico, megalómano e obsessivamente anti-sistema, e a mãe, Rose Mary (Naomi Watts) uma pintora excêntrica e irresponsável, que deixava os filhos a gemer de fome enquanto acabava os seus quadros (um dia, esfomeada, a pequena Jeannette foi cozer salsichas e o seu vestido pegou fogo, deixando-a com queimaduras no corpo para o resto da vida).

Embora seja um impressionante testemunho do que significa viver teimosa e voluntariamente nas margens da sociedade num país como os EUA, a fita de Creton atenua muito os horrores vividos pelos pequenos Walls descritos no livro e as marcas que eles deixaram (a irmã mais nova sofreu de perturbações mentais e esteve internada, o que é omitido aqui) não se decide entre a revolta e a indignação da adulta Jeannette por tudo o que ela e os irmãos sofreram, e e o sentimentalismo da fidelidade à família, por pior que ela seja, e apoia-se demais nos clichés do alcoolismo e dos abusos sexuais para criar drama. Além da interpretação de Brie Larson, um destaque especial para a da estupenda Ella Anderson, que faz de Jeannette na infância.

“O Boneco de Neve”

O sueco Tomas Alfredson (“Deixa-me Entrar”, “A Toupeira”) realiza esta adaptação do policial do escritor norueguês Jo Nesbo, o sétimo livro da série protagonizada pelo detective alcoólico Harry Hole, aqui interpretado por Michael Fassbender. Estamos na altura das primeiras neves na Noruega e Hole e a sua equipa investigam o desaparecimento de uma mulher nos subúrbios de Oslo, cujo lenço foi encontrado enrolado num boneco de neve. E relaciona esse pormenor com o caso de um assassino em série que perseguiu anos antes, auto-nomeado O Boneco de Neve, que não conseguiu apanhar e desapareceu sem deixar rasto. A rodagem de “O Boneco de Neve” decorreu na Noruega e além de Fassbender, o elenco inclui também Charlotte Gainsbourg, Val Kilmer, Rebecca Ferguson, J.K. Simmons, Chloë Sevigny no papel de gémeas e Toby Jones.

“A Paixão de Van Gogh”

O inglês Hugh Welchman e a polaca Dorota Kobiela demoraram cinco anos a realizar este filme de animação, a primeira longa-metragem totalmente pintada do mundo, que abraça a tese segundo a qual Van Gogh não se suicidou mas foi assassinado (talvez involuntariamente), expressa pelos seus biógrafos Steven Naifeh e Gregory White Smith num livro de 2011, Van Gogh: The Life. Para animar o filme, que tem actores de carne e osso e usa também tecnologia digital, foram precisos 120 artistas, que pintaram à mão 65 mil fotogramas, usando a mesma técnica e o estilo de Van Gogh. A história é, assim, contada através de dezenas de obras do pintor, protagonizada por pessoas com quem ele privou ou retratou nesses mesmos quadros, e ambientada em locais onde viveu e que fixou nas telas. Van Gogh aparece apenas em “flashbacks” monocromáticos e no final da fita. “A Paixão de Van Gogh” foi escolhido como filme da semana pelo Observador e pode ler a crítica aqui.

NewsItem [
pubDate=2017-10-19 07:31:00.0
, url=http://observador.pt/2017/10/19/tres-filmes-para-ver-esta-semana-50/
, host=observador.pt
, wordCount=572
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_19_1261210265_tres-filmes-para-ver-esta-semana
, topics=[cultura, estreias, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]