www.cmjornal.ptLuís Campos Ferreira - 19 out. 01:30

Insistentemente

Insistentemente

Há um primeiro responsável para toda esta situação, e esse responsável é António Costa.
Só ontem se demitiu a ministra que, segundo a própria, andava há quatro meses a pedir "insistentemente" a António Costa que a "libertasse". Se alguém ainda pensava que Constança Urbano de Sousa, apesar de fatalmente fragilizada, era ainda assim uma pessoa resiliente e mobilizada a tentar cumprir a sua missão, enganou-se.

O país sabe agora que ela já tinha desistido há muito, "logo a seguir à tragédia de Pedrógão", como explica na sua carta de demissão. Mas a pedido do PM, a ministra ficou. Ou melhor: foi ficando. Porque "não podemos ir pelo caminho mais fácil, mas sim enfrentar as adversidades", argumentou-lhe Costa.

É hoje claro que a ministra nunca interiorizou isso, mas exteriorizou-o repetidas vezes, sempre que confrontada sobre as condições para permanecer no cargo. Que não era cobarde, que não fugia às responsabilidades, que não abandonava o barco, que estava seriamente empenhada no que tinha que fazer, que era tempo de ação e não de demissão.

Foi isso que a ministra disse sempre, quando afinal já só pensava em sair. Foi isso o que o PM sempre manteve, quando sabia melhor do que ninguém que na prática já não tinha qualquer ministra. Esta farsa ignóbil durou até ontem, depois de um fim-de-semana negro que repetiu o que se julgava irrepetível e que elevou a tragédia, a dor e a indignação colectivas a um ponto que não se julgava possível. Há um primeiro responsável para toda esta situação, e esse primeiro responsável é o primeiro-ministro.

António Costa segurou a ministra apesar da evidente e reconhecida incapacidade que a própria assumiu no segredo dos gabinetes. E Costa fê-lo unicamente para se proteger e resguardar da censura e da revolta que não param de crescer desde 17 de Junho.

Desgraçadamente, temos um chefe de Governo que, para se proteger a si próprio, não hesita em deixar os cidadãos desprotegidos. Não há perdão.
NewsItem [
pubDate=2017-10-19 02:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/luis-campos-ferreira/detalhe/insistentemente
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=306
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_19_1231151936_insistentemente
, topics=[opinião, luís campos ferreira]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]