expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 18 out. 18:10

Os governos ao serviço do cliente

Os governos ao serviço do cliente

Quando Graubard chegou à Casa Branca, uma das coisas que mais lhe chamou a atenção foi que o Presidente dos Estados Unidos apenas respondia a cartas que lhe eram dirigidas se estivessem escritas em inglês.

Num país onde 40 milhões de pessoas falam espanhol, mais de dois milhões chinês e outras línguas (como francês, alemão ou vietnamita) superam um milhão de falantes, esta prática era uma clara discriminação. Graubard, que na época era apenas uma voluntária que trabalhava no serviço de correspondência do escritório presidencial a part time, propôs usar os seus conhecimentos em tecnologia para implementar um sistema que permitisse que as cartas fossem traduzidas. E assim o fez. Pouco tempo depois, Graubard, já como conselheira de Obama, foi responsável por simplificar e facilitar os processos de inscrição para os vistos de entrada nos Estados Unidos (até então dispersos por uma infinidade de administrações, formulários e procedimentos).

Em entrevista à NBC em 2016 afirmava que o mais difícil de fazer parte de uma administração gigantesca como os Estados Unidos é que “Tudo é a longo prazo. Não é possível resolver coisas de um dia para o outro. O pior é que às vezes levantamo-nos dia após dia e não conseguimos ver o progresso do que estamos a fazer". E numa altura em que as urgências se acumulam, há questões que devem ser abordadas muito mais rapidamente. Graubard continua a trabalhar para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia para servir as pessoas em diferentes governos, ao tentar - junto com vários lobbies - que Donald Trump não destrua o que ela e a sua equipa construíram durante os anos de Obama.

Vivian Graubard

Vivian Graubard

(*) A entrevista com Vivian Graubard foi realizada na Fundação Rafael del Pino durante o evento Waves organizado pela Pangea.

Texto: José L. Álvarez Cedena

Subscreva o nosso canal do youtube: http://youtube.com/vodafonept

Siga-nos no Facebook: http://facebook.com/vodafonePT

Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/vodafonept

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 19:10:20.0
, url=http://expresso.sapo.pt/vodafone-future/social/2017-10-18-Os-governos-ao-servico-do-cliente
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=270
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_902463587_os-governos-ao-servico-do-cliente
, topics=[social]
, sections=[]
, score=0.000000]