www.publico.ptpublico.pt - 18 out. 23:23

EUA. Família de soldado morto em combate ficou ofendida com Trump mas este desmentiu tudo

EUA. Família de soldado morto em combate ficou ofendida com Trump mas este desmentiu tudo

“Ele sabia o que lhe podia acontecer, mas acho que magoa”, foi isto que Trump terá dito à viúva de David Johnson, morto este mês por islamistas no Níger. O pai do soldado disse ainda que o Presidente lhe ofereceu 25 mil dólares.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, denunciou nesta quarta-feira estar a ser vítima de uma notícia falsa. Negou ter feito um comentário considerado ofensivo sobre um soldado morto, à viúva deste. David Johnson estava entre o grupo de soldados americanos mortos por islamistas no Níger este mês. Segundo uma congressista democrata, Frederica Wilson, Trump telefonou à viúva para lhe dar os pêsames e disse a Myeshia Johnson: “Ele sabia o que lhe podia acontecer, mas acho que magoa”.

A congressista democrata disse que estava junto da viúva no momento do telefonema e que ficou chocada. “Eu não disse aquilo, ela fabricou a minha resposta e ela sabe-o”, disse Trump.

Mas, mais tarde, o pai do soldado afirmou que o Presidente norte-americano, durante a conversa que manteve com a família, ofereceu 25 mil dólares (mais de 21.200 euros) garantindo que iria instruir a sua equipa para que criasse uma campanha de recolha de fundos. “Ele disse: ‘Eu vou passar-lhe um cheque da minha conta pessoal de 25 mil dólares’ e eu fiquei perturbado”, disse Chris Baldridge, pai de Dillon Baldridge, ao Washington Post. “Eu não queria acreditar que ele estava a dizer aquilo, e eu desejei que estivesse a gravar porque o homem disse de facto aquilo. Ele disse: ‘Nenhum outro Presidente fez alguma coisa como esta’. Mas depois disse: ‘Eu vou fazer’”, relata ainda Baldridge, acrescentando que desde aí não obteve mais informações sobre a oferta do Presidente.

Num tweet partilhado nesta quarta-feira, o Presidente voltou ao assunto: “A congressista democrata fabricou totalmente o que eu disse à mulher do soldado que morreu em acção (e eu tenho provas). Triste”.

Uma fonte oficial da Casa Branca, citada pela BBC, explicou que as conversas entre Trump e as famílias de soldados mortos são privadas.

Esta polémica começou quando, na segunda-feira, um jornalista perguntou a Trump porque é que ainda não tinha falado com as famílias dos soldados mortos no Níger. O Presidente, esclarecendo que enviou cartas a todos os familiares, acusou também os seus antecessores, especialmente Barack Obama, não o fizeram. Ora, segundo têm recordado vários órgãos de comunicação social, esta alegação sobre Obama é falsa, sendo que foram várias as vezes que o antigo Presidente dos EUA se dirigiu pessoalmente para falar com os familiares de militares mortos em serviço.

NewsItem [
pubDate=2017-10-19 00:23:34.0
, url=https://www.publico.pt/2017/10/18/mundo/noticia/familia-de-soldado-morto-em-combate-ficou-ofendida-com-trump-e-este-desmentiu-tudo-1789438
, host=www.publico.pt
, wordCount=377
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_72649135_eua-familia-de-soldado-morto-em-combate-ficou-ofendida-com-trump-mas-este-desmentiu-tudo
, topics=[eua]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]