www.jornaldenegocios.ptPatrícia Abreu - 18 out. 20:05

Ouro ainda reluz mais que a bitcoin para os analistas

Ouro ainda reluz mais que a bitcoin para os analistas

O gigante de Wall Street continua a preferir o ouro às criptomoedas e defende que o receio e a riqueza continuam a ser os grandes catalisadores do metal precioso.

A ascensão astronómica das criptomoedas tem gerado um intenso debate no universo financeiro. Enquanto alguns especialistas dizem que a valorização de divisas virtuais como a bitcoin está apenas a começar, comparando a moeda ao ouro, outros argumentam que estas subidas em flecha são injustificadas e estes activos estão numa bolha especulativa. É o caso do UBS. Para o banco suíço, citado pela CNBC, "a rápida subida das avaliações das criptomoedas nos últimos meses é uma bolha especulativa" e dificilmente a bitcoin se tornará uma moeda convencional. Apenas desde o início do ano, a bitcoin escala mais de 470%. Um desempenho estonteante que também não convence o Goldman Sachs. "Os metais preciosos continuam a ser uma classe de activos relevante nos portefólios modernos, apesar da sua falta de 'yield'", escreveram os analistas Jeffrey Currie e Michael Hinds, citados pela agência Bloomberg. Apesar dos ganhos promissores das criptomoedas, os grandes bancos de investimento parecem continuar a preferir o brilho, ainda que mais moderado, do ouro.

Jornalista

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 21:05:48.0
, url=http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/sessao-de-abertura/detalhe/ouro-ainda-reluz-mais-que-a-bitcoin-para-os-analistas
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=163
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_67027913_ouro-ainda-reluz-mais-que-a-bitcoin-para-os-analistas
, topics=[sessão de abertura, opiniao]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]