www.publico.ptpublico.pt - 18 out. 18:14

Constança Urbano de Sousa . Espanhóis comentam demissão de ministra como "bom exemplo português"

Constança Urbano de Sousa . Espanhóis comentam demissão de ministra como "bom exemplo português"

No último fim-de-semana morreram quatro espanhóis e milhares foram para as ruas. Ainda assim, pedem mais consequências para os membros do executivo da Galiza.

A demissão da ministra da Administração Interna não passou despercebida aos espanhóis, principalmente na província da Galiza, que nesta quarta-feira acompanharam o afastamento da ministra portuguesa da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, de uma forma atenta.

Nas redes sociais, diversos espanhóis partilharam a notícia da demissão da ministra para também eles exigirem a responsabilização dos líderes políticos espanhóis depois de, neste fim-de-semana, terem morrido quatro pessoas na Galiza, vítimas de incêndios. Na segunda-feira chegaram a contar-se em Espanha mais de 100 ocorrências. 

Na rede social Twitter, horas depois de o primeiro-ministro Antóni Costa ter confirmado a demissão de Constança Urbano de Sousa, havia mais publicações em espanhol com a hashtag “ministra” do que em publicações em português.

Entre os comentários, elogia-se a "dignidade" portuguesa, "coisa que falta ao nosso Governo", lê-se.

Outros fazem referências às declarações de  Alberto Núñez Feijóo, classificando os actos como “terrorismo incendiário”. 

Feijóo falou ainda de uma "actividade incendiária homicida", seca persistente e o descontrolo dos incêndios em Portugal, que "saltaram o [rio] Minho" pela primeira vez.  A referência às condições metereológicas é também apontada. "Em Portugal já demitiram a ministra, falta demitir o vento", referindo-se às afirmações do presidente da província da Galiza, que responsabilizou Portugal como a origem dos incêndios que lavraram em parte da Galiza.

Apesar de o número de mortos ser francamente inferior ao número de vítimas mortais em Portugal, foi logo na segunda-feira que milhares de pessoas se concentraramem em diferentes municípios, para protestarem contra a gestão da Xunta da Galiza no combate aos incêndios.

Os protestos foram dirigidos ao executivo regional galego. Nas mensagens partilhadas entre cartazes e gritos, os espanhóis acusaram o Governo de ter sido "incompetente" e pediram a demissão de Alberto Núñez Feijóo, presidente do governo regional da província espanhola. "Um governo que improvisa é um terrorista", lia-se numa das mensagens partilhadas.

A mobilização dos espanhóis foi uma das razões que levaram o apresentador e actor Rui Maria Pêgo a organizar também um encontro em Lisboa, no próximo sábado. Um protesto público contra a gestão do combate aos incêndios, depois de no último fim-de-semana o número de vítimas mortais ter ultrapassado a centena, desde Junho. Este é apenas um dos encontros e movimentos que se realizam nos próximos dias em diversos pontos do país e que começaram esta terça-feira, com um protesto que juntou centenas de pessoas à porta da residência do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 19:14:30.0
, url=https://www.publico.pt/2017/10/18/politica/noticia/espanhois-comentam-demissao-de-ministra-como-bom-exemplo-portugues-1789393
, host=www.publico.pt
, wordCount=397
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_564117182_constanca-urbano-de-sousa-espanhois-comentam-demissao-de-ministra-como-bom-exemplo-portugues
, topics=[constança urbano de sousa]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]