pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 18 out. 17:00

Disk Drill, facilidade e eficácia na recuperação de ficheiros

Disk Drill, facilidade e eficácia na recuperação de ficheiros

Disk Drill é uma ferramenta profissional de recuperação de arquivos com elevada taxa de eficiência e capacidade. De vídeos a documentos, traz tudo de volta!

Um gesto involuntário, um erro de sistema ou simplesmente ataque de malware e os nossos mais importantes arquivos eliminados ou danificados, talvez até de forma irrecuperável. A quem nunca aconteceu? Algumas vezes, certamente, muitas vezes…com certeza!

Recuperar os dados pode ser complicado e stressante, mas não tem de o ser. Basta dedicar alguns minutos com o Disk Drill e é possível recuperar os ficheiros eliminados ou danificados, de forma eficaz para Windows e MAC.

O que é o Disk Drill

O Disk Drill é uma ferramenta para recuperação de ficheiros com um excelente nível de performance, ora por apresentar uma vasta lista de características e funções, ora por ter um notável interface simples de usar. Apesar de algumas funções apresentadas serem já avançadas, o Disk Drill investiu em tornar-se uma ferramenta simples para ser usada por qualquer utilizador, seja qual for o seu nível de conhecimento.

Assim, esta poderosa ferramenta é capaz de recuperar dados perdidos ou danificados no sistema em si (discos rígidos internos) e em dispositivos externos (cartões de memória, unidades USB, tablets, entre outros).

A perda de dados pode ter várias origens. Basta que acidentalmente esvazie a Reciclagem, ataques de vírus que danifiquem discos ou eliminem ficheiros, falhas de energia, partições corrompidas, etc.

O processo de instalação percorre apenas 3 passos até se finalizar e poder usar a aplicação, pelo que logo à partida é muito simples e rápida. Evita confusões pois é claramente fácil determinar qual a ação a realizar e em que disco e partição.

Interface e utilização

A interface é muito clara e intuitiva, pelo que encontrar a unidade de onde pretende proteger ou recuperar dados não podia ser mais simples.

O menu inicial revela logo à partida todos os discos existentes, incluindo os dispositivos de armazenamento ou outros dispositivos que estejam conectados ao PC:

  • Pens,
  • Cartões de memória,
  • Câmaras,
  • etc.

Assim como as partições que cada dispositivo possa apresentar.

Logo nesta janela é apresentado um esquema colorido onde constam as informações relativas a cada unidade, nomeadamente no que diz respeito ao espaço disponível, variando entre o vermelho (quando o disco está praticamente cheio) e o amarelo e verde, de acordo com a ocupação gradual.

Recuperação de dados

Existe um botão que indica inequivocamente a recuperação de dados, onde para além de se poder optar pela recuperação de dados, é também possível efetuar 2 tipos de verificação, uma mais rápida e outra mais profunda – Deep Scan -, sendo óbvia que a mais profunda tende a ser um processo mais moroso, pois a análise efetuada é mais detalhada, o que por sua vez trará resultados melhores, logo mais eficazes, para recuperações mais seguras.

Após esta análise ter sido efetuada, é possível visualizar a listagem de ficheiros que são de possível recuperação, podendo depois aplicar diversos filtros de pesquisa para facilitar encontrar o ficheiro ou tipo de ficheiros que se pretenda recuperar. E assim sendo, é possível afunilar o leque de opções determinando que a pesquisa decorra apenas sobre imagens, vídeos, áudio ou outro tipo de documentos. Pode ainda reduzir o campo de pesquisa, se indicar ainda o tamanho ou data dos ficheiros a localizar.

Câmara de recuperação ou Recovery Vault

No entanto, e para além desta função de recuperação de dados, o Disk Drill inova e apresenta aquilo a que denomina de “Recovery Vault” ou numa tradução livre, Câmara de Recuperação, que não é mais do que uma solução para proteção de dados, por forma se evitar dissabores futuros, isto é, proteger dados antes destes sofrerem qualquer tipo de dados ou perdas.

É possível ao utilizador determinar pastas que pretende proteger em antemão, assegurando assim que o sistema efetua uma cópia de segurança dos dados contidos nessas pastas.

Inicialmente terá de se autorizar a proteção de dados para que a Câmara de Recuperação seja ativada, e depois os dados que estejam protegidos por este “escudo” possam ser recuperados sempre e na eventualidade de acontecer alguma ocorrência anormal que possa conduzir à perda ou danos dos mesmos.

Com o Disk Drill não há qualquer dúvida acerca do controlo que o utilizador tem sobre a proteção e recuperação de dados.

O DisK Drill reúne em si algumas funcionalidades que o definem como ferramenta imprescindível para quem enfrenta o danoso mistério de dados eliminados ou corrompidos.

Por um lado, o interface intuitivo e fácil e a eficácia de resultados já chegavam para convencer os utilizadores, o sistema de recuperação de partição combinado e complementado com o sistema de proteção de ficheiros elevam a fasquia na diferenciação face às demais ferramentas existentes com o mesmo propósito.

Vídeo Disk Drill Free e Disk Drill Pro

Existem várias versões disponíveis, sendo que as funcionalidades básicas são muito semelhantes.

A versão gratuita permite efetuar pesquisas nos discos existentes no computador e a recuperação de cerca de 100 MB de dados, seja qual for a origem dos mesmos, perdidos ou eliminados.

Já a versão profissional elimina o limite de dados recuperados e permite usufruir dos vários tipos de análise (rápida e profunda – Deep Scan) e a pesquisa por partições danificadas e reconstrói a estrutura de mais de 300 formatos de ficheiros assim como o suporte de todo o tipo de ficheiros (FAT32, NFTS, exFAT, EXT3/4 entre outros).

A versão empresarial é orientada para empresas que pretendem rentabilizar a recuperação de ficheiros. Esta versão reúne todas as funcionalidades anteriores como adicionalmente tem acesso a uma linha de apoio prioritário junto da CleverFiles (quem desenvolve o Disk Drill) e elimina o limite de utilizadores.

Mas que não desesperem os utilizadores do macOS, uma vez que existe também uma versão dedicada para eles com todas as funções, sem exceção, o que torna esta aplicação polivalente em diferentes sistemas operativos e com o mesmo nível de eficácia.

Seja ao nível pessoal, seja ao nível profissional, o Disk Drill da CleverFiles vai trazer a alegria da recuperação de volta!

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 18:00:35.0
, url=https://pplware.sapo.pt/software/disk-drill-facilidade-recuperacao-ficheiros/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=949
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_545048451_disk-drill-facilidade-e-eficacia-na-recuperacao-de-ficheiros
, topics=[recuperar, tecnologia, software, arquivos, windows, disk drill, macos]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]