www.publico.ptpublico.pt - 18 out. 16:49

Assédio sexual. O abuso sexual também acontece no desporto, diz medalhada olímpica

Assédio sexual. O abuso sexual também acontece no desporto, diz medalhada olímpica

McKayla Maroney, ginasta com ouro e prata nos Jogos Olímpicos, junta-se ao movimento #MeToo.

Foi aos 13 anos que McKayla Maroney começou a ser vítima de abusos sexuais pelo médico da equipa olímpica norte-americana de ginástica. A ginasta que ganhou medalhas de ouro e de prata durante a sua carreira vem agora juntar-se ao movimento #MeToo e confessar que não é só no mundo do cinema que o assédio e o abuso sexual acontecem.

Depois do escândalo do produtor Harvey Weinstein, várias actrizes têm vindo a público denunciar casos de assédio, mas não são as únicas, também modelos e agora uma atleta revelam que já foram vítimas.

A ex-atleta de 21 anos, que agora tenta a sua sorte no mundo da música, conta num longo texto que começou a ser vítima de abusos aos 13 anos pelo médico da equipa, Larry Nassar, e que esses abusos só terminaram quando abandonou a equipa de ginástica. Nassar já foi condenado por posse de pornografia infantil e sobre ele recaem queixas de assédio e de abuso de mais de 100 mulheres. Desconhece-se se Maroney está entre as queixosas. 

A jovem conta pormenorizadamente o que se passou com ela e faz uma reflexão sobre como os Jogos Olímpicos, nos quais participou em 2012, devem ser um evento de promoção da esperança e da alegria, como é que desde os seus oito anos sonhava em participar nos mesmos e qual foi o preço que teve de pagar.

"É preciso mudar as coisas, mas por onde começar?", questiona no seu texto. Maroney dá algumas pistas: falar sobre o que se passou, educar para a prevenção, ter "tolerância zero" para com os abusadores e exigir que as instituições prestem contas sobre o que se passa no seu interior. "É possível as vítimas falarem sobre este tema sem porem em causa as suas carreiras e os seus sonhos? Espero que sim", continua a ex-atleta olímpica. 

"Durante demasiado tempo, o nosso silêncio deu poder às pessoas erradas. É tempo de o recuperarmos. E lembrem-se: nunca é demasiado tarde para denunciar", termina.

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 17:49:41.0
, url=https://www.publico.pt/2017/10/18/culto/noticia/o-abuso-sexual-tambem-acontece-no-desporto-diz-medalhada-olimpica-1789383
, host=www.publico.pt
, wordCount=323
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_4103405_assedio-sexual-o-abuso-sexual-tambem-acontece-no-desporto-diz-medalhada-olimpica
, topics=[assédio sexual]
, sections=[]
, score=0.000000]