observador.ptobservador.pt - 18 out. 23:32

Jesus queria desfazer a sexta malapata, mas somou a pior série no Sporting em seis jogos

Jesus queria desfazer a sexta malapata, mas somou a pior série no Sporting em seis jogos

O Sporting não fez, em termos globais, um mau jogo em Turim. A seis minutos do fim, Mandzukic, o avançado que Dost mais gosta, deu a vitória à Juventus e carimbou a pior série de Jesus em Alvalade.

O Sporting tem uma longa história em jogos nas provas europeias disputados em Itália. Como daquela vez, em 1967/68, que Peres ganhou um casaco novo de um dirigente que lhe tinha prometido caso o avançado marcasse e os leões passassem a eliminatória. Ou como daquela, em 1989/90, em que Ivkovic fez uma aposta de 100 dólares com Maradona como defenderia a sua grande penalidade. Ou como daquela, em 2011/12, em que João Mário teve oportunidade de estrear-se com apenas 18 anos pelos seniores do conjunto verde e branco com a Lazio. Ponto comum entre estes jogos e o restantes dez que o clube fez em solo transalpino: nunca ganhou.

Jorge Jesus via nesta deslocação a Turim a oportunidade de quebrar mais uma tradição negativa. Como fez no Benfica, quando os encarnados ganharam pela primeira vez na Alemanha e na Suíça; como fez no Sporting, quando os verde e brancos ganharam pela primeira vez na Rússia, na Roménia e na Grécia. Terminou o jogo e não conseguiu somar a sexta malapata desfeita; ao invés, acabou por somar a pior série em Alvalade nos últimos seis jogos. E sofrendo o golo decisivo por Mandzukic, o avançado que Bas Dost mais gosta (e que substituiu no Wolfsburgo, em 2012).

⚠️É o pior momento de ????????Jesus no ????Sporting: 1⃣vitória nos últimos 6⃣jogos, nunca o treinador teve uma série tão negativa à frente dos leões pic.twitter.com/PA1CkMb7iD

— playmakerstats (@playmaker_PT) October 18, 2017

À exceção do triunfo com o Oleiros para a Taça de Portugal (4-2), os leões somaram duas derrotas para a Champions (Barcelona e Juventus), dois empates para a Primeira Liga (Moreirense e FC Porto) e outra igualdade para a Taça da Liga (Marítimo). É certo que nem a continuidade na Liga dos Campeões está hipotecada (em caso de triunfo com a Juventus em casa, tudo ficará por decidir nas últimas duas rondas), mas depois de um início fortíssimo de época com o triunfo no playoff da Champions e seis vitórias no Campeonato, existe uma quebra evidente mesmo tomando em linha de conta que o valor dos adversários foi bem mais elevado nas últimas partidas.

Em paralelo, confirmou-se uma regra nos jogos fora da fase de grupos da Liga milionária desde que chegou a Alvalade: as partidas terminam sempre com a diferença mínima no resultado. Foi assim com o Real Madrid (1-2), com o B. Dortmund (0-1) e com o Legia (0-1) na temporada passada; foi assim com o Olympiacos (3-2) e com a Juventus (2-1) na presente época, onde falta ainda uma deslocação a Camp Nou na última ronda.

⚠️Sporting fora na⭐️Champions c/????????Jesus, os resultados foram sempre pela margem mínima:
2-1 Juve
2-3 Oly'cos
1-0 Legia
1-0 Dortmund
2-1 Real pic.twitter.com/0gPxlwc889

— playmakerstats (@playmaker_PT) October 18, 2017

NewsItem [
pubDate=2017-10-19 00:32:36.0
, url=http://observador.pt/2017/10/18/jesus-queria-desfazer-a-sexta-malapata-mas-somou-a-pior-serie-no-sporting-em-seis-jogos/
, host=observador.pt
, wordCount=442
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_324796699_jesus-queria-desfazer-a-sexta-malapata-mas-somou-a-pior-serie-no-sporting-em-seis-jogos
, topics=[jorge jesus, liga dos campeões, sporting, desporto, futebol]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]