www.sabado.ptFlash - 18 out. 05:00

Com ou sem Photoshop?

Com ou sem Photoshop?

Uma observação atenta de fotos recentes do escritor disponíveis na Internet mostra que o recurso ao Photoshop tem acontecido - e ele perguntou ao fotógrafo se o usava...

A entrevista ao autor de bestsellers Dan Brown aconteceu no terraço do hotel Tivoli, em Lisboa, e ele respondeu a 25 perguntas em 12 minutos. Como o escritor só tinha 40 minutos de agenda - e isto incluía a sessão de fotografia - e chegou 10 minutos atrasado, não houve problema. No pergunta-resposta, o homem que agora lança Origem mostrou-se extremamente profissional. Mas na parte das fotografias revelou claramente que não gosta, ou então estava cansado. Aliás, começou por dizer a Alexandre Azevedo que seria impossível fazer boas fotos com ele. Depois, perguntou-lhe se ele usava o programa de tratamento de imagem Photoshop (uma observação atenta de várias fotos do escritor disponíveis na Net mostra que tem acontecido). O fotógrafo respondeu-lhe que era jornalista - ou seja, não. Uma entrevista para ler nas páginas 64 a 70, onde estão as imagens - sem Photoshop.

Um cálice para quatro
Outra entrevista para ler, no quarto fascículo do coleccionável Rotas do Vinho, foi feita por Rita Bertrand ao enólogo Dirk Niepoort. Aconteceu em Gaia, no seu escritório-adega, e o fotógrafo Ricardo Meireles sugeriu-lhe que ele tivesse um copo na mão. Dirk Niepoort pediu um copo a uma empregada e tirou de uma barrica um Porto de 1863 - a estagiar ali desde então. Com a sua descontracção habitual, deu-o a provar à jornalista, depois ao fotógrafo e a seguir bebeu ele. Feitas as fotos, a meio da entrevista, quando passou um sobrinho que trabalha com ele, deu-lho a provar também. A sua descontracção está também sempre patente na roupa: crocs, calças de ganga, camisa de xadrez e colete à fotógrafo. E o que pensarão disso os seus interlocutores de negócios, muito aprumados? Resposta imediata: "Estou-me a cagar para essas manias, detesto roupa que me faz sentir preso."

Uma edição para guardar
Quarenta e oito horas depois de sair a acusação da chamada Operação Marquês, a SÁBADO tinha pronta uma edição especial, feita de raiz, sobre o caso. No sábado, esta revista de 68 páginas estava nas bancas. Com o título de capa A grande conspiração, inclui toda a história das movimentações de dinheiro, os testemunhos, as manobras, os contratos falsos, num trabalho que permite conhecer os meandros de um processo que, até chegar à conclusão, se vai arrastar durante anos. Esta edição especial da SÁBADO estará nas bancas durante um mês e é, definitivamente, para guardar.

O chef Leonel Vieira e a filha, Sofia, são os autores do terceiro livro da nossa colecção, que sai na quinta-feira, 26. Prometem, por exemplo, uns raviólis de atum. Ou prefere um semifrio de manga, iogurte e lima?

Veja o sumário da edição n.º703, do dia 19 de Outubro de 2017:

Entrevista
Joschka Fischer: Ex-ministro fala do euro e da extrema-direita 
 
Destaque
Incêndios: Porque morreram pessoas em Portugal? 
Perfil: Constança Urbano de Sousa, a ministra que não cai 

Portugal
Caso Marquês: O interrogatório de Henrique Granadeiro
Depoimento: Rafael Mora desvenda negócios obscuros da PT 
Governo: Retrato dos três orçamentos de Mário Centeno 
 
Mundo
Rússia: O embaixador português na revolução de 1917 

Dinheiro
Aviação: O que se passa no mundo das low cost? 

Sociedade
Exclusivo: Entrevista a Dan Brown sobre o novo livro
Religião: Igreja Palmariana, uma seita que até tem Papas 
Comportamento: Usar a matemática para acabar com o trânsito
Bastidores: O Bulhão e as luzes do Porto em longa-metragem
Tecnologia: Revelar a orientação sexual através da cara 

Família
Estudo: Pais ficam em burnout por causa dos filhos 

Social
Livro: Ivana Trump lança as suas memórias 

Desporto
Futebol: As últimas equipas dos grandes só com portugueses

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 06:00:00.0
, url=http://www.sabado.pt/opiniao/bastidores/detalhe/com-ou-sem-photoshop
, host=www.sabado.pt
, wordCount=559
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_2093886858_com-ou-sem-photoshop
, topics=[opinião, bastidores]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]