expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 18 out. 20:55

Reviravolta na bolsa. Madrid fecha a liderar ganhos na Europa

Reviravolta na bolsa. Madrid fecha a liderar ganhos na Europa

Depois de estar a liderar perdas nos mercados bolsistas europeus, os índices madrilenos acabaram por fechar quarta-feira a liderar os ganhos, à frente de Zurique, Paris e Frankfurt. Lisboa encerrou dentro da tendência europeia, com o PSI 20 a avançar 0,19% e a fixar máximos de dois anos

As bolsas europeias fecharam esta quarta-feira em terreno positivo, depois de perdas no dia anterior. Foi um dia de reviravoltas em algumas bolsas da zona euro.

O Ibex 35, da Bolsa de Madrid, depois de ter estado a liderar quedas na Europa durante grande parte da sessão, acabou por fechar com um ganho de 0,55%, o mais elevado nas bolsas europeias, ficando à frente de Zurique (índice SMI subiu 0,43%), Paris (índice CAC 40 avançou 0,42%) e Frankfurt (índice DAX ganhou 0,37%).

A reviravolta em Madrid deveu-se ao anúncio pelo grupo espanhol ACS, através da sua filial alemã Hochtief, de uma contraopa sobre a Albertis Infraestructuras, disputando a corrida com a italiana Atlantia. A ACS oferece, agora, 18,76 euros por acção da Albertis face a 16,5 euros por parte da italiana.

Por outro lado, os media espanhóis deram conta, em vésperas da data final do ultimato dado pelo governo de Mariano Rajoy, que este estaria disposto a não avançar com a aplicação do artigo 155 da Constituição (que poderá ser ativado a 27 de outubro, depois de aprovado no Senado, onde o PP dispõe de maioria absoluta) em relação à Catalunha, se o presidente desta, Carles Puigdemont, convocasse eleições antecipadas para o atual Parlamento.

O PSI 20, depois de ter estado a liderar quedas na Europa em grande parte da primeira hora de negociação desta quarta-feira acabou por fechar com um ganho de 0,19% e fixou máximos de dois anos.

No vermelho fecharam as bolsas de Atenas e de Dublin. O índice geral grego encerrou a cair pela segunda sessão consecutiva e o ISEQ irlandês está a perder há três sessões consecutivas.

Pouco acima da linha de água encerrou a bolsa de Milão.

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 21:55:41.0
, url=http://expresso.sapo.pt/economia/2017-10-18-Reviravolta-na-bolsa.-Madrid-fecha-a-liderar-ganhos-na-Europa
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=277
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_1897606953_reviravolta-na-bolsa-madrid-fecha-a-liderar-ganhos-na-europa
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]