www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 18 out. 18:09

Transportes Sul do Tejo investe em videovigilância

Transportes Sul do Tejo investe em videovigilância

A segurança dos passageiros foi reforçada com um sistema de análise de vídeo, instalado pela Decunify.

A Transportes Sul do Tejo (TST) contratou a implementação de um novo sistema de videovigilância com controlo de imagens em 12 veículos da empresa. A solução encontrada integra equipamentos Axis Commmunications e foi implementa pela Decunify.

O sistema de videovigilância com controlo de imagens “emite imagens nítidas, em tempo real e gravadas” e permite “aceder a informações relevantes em qualquer lugar, a qualquer momento”, explica a integradora em comunicado.

O sistema está instalado de modo a que a TST possa ter acesso às imagens, em tempo real via 3/4G ou via Wi-Fi, quando as viaturas estão no raio de acção ou parqueadas, detalha o fornecedor.

Era necessária uma “cobertura completa do interior do autocarro, com especial ênfase para a zona de entrada e as imagens necessitariam de ter uma boa resolução para identificar pessoas, mesmo com níveis de iluminação reduzidos”, de forma a reduzir os incidentes ocorridos no interior dos autocarros da empresa, argumenta José Perleques, técnico de segurança da TST, nessa mesma nota de imprensa.

O sistema está instalado de modo a que a TST possa ter acesso às imagens, em tempo real via 3/4G ou via Wi-Fi, quando as viaturas estão no raio de acção ou parqueadas, detalha o fornecedor.

A solução, de alto desempenho, permite a visualização de vídeos a cores, sobre luminosidade mínima de 0,3 lux. Com a função WDR é possível visualizar detalhes em áreas muito claras ou muito escuras.

Imediatamente após a implementação da solução, a TST registou “uma melhoria das condições de segurança dos passageiros, dissuadindo actos de vandalismo e de delinquência”. A transportadora tem acesso a imagens em tempo real e à gravação em alta definição, permitindo identificar detalhadamente pessoas e objectos. É ainda possível a visualização e acesso às imagens gravadas a qualquer momento, podendo ser acedidas e visualizadas em tempo real no centro de controlo operacional da TST.

Para Ricardo Duarte, especialista em Video Analytics da Decunify, “este projeto adquiriu um significado também de relevância social pelo seu resultado prático e impacto nos utilizadores, pois desde a instalação do sistema registou-se uma grande diminuição de ocorrências nas viaturas.”

 Por Comunicado de imprensa Tags
NewsItem [
pubDate=2017-10-18 19:09:08.0
, url=https://www.computerworld.com.pt/2017/10/18/transportes-sul-do-tejo-investe-em-videovigilancia/
, host=www.computerworld.com.pt
, wordCount=346
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_1854912939_transportes-sul-do-tejo-investe-em-videovigilancia
, topics=[tecnologia, tst, negócios, segurança, retalho e distribuição, axis communications, decunify]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]