observador.ptobservador.pt - 19 out. 00:31

Svilar, o miúdo que errou num cálculo mas que todos garantem entrar nas contas futuras

Svilar, o miúdo que errou num cálculo mas que todos garantem entrar nas contas futuras

Svilar tornou-se o guarda-redes mais novo de sempre a estrear-se na Champions, superando Casillas. Teve um erro de cálculo fatal no golo decisivo, mas todos garantem que entra nas contas futuras.

Se recuarmos dez anos, já vimos este filme. Só mudam os nomes e as camisolas. Pelo menos, no seu início.

Em 2007/08, Stojkovic começou como titular na baliza do Sporting como substituto de Ricardo, que tinha sido vendido ao Betis. Depois lesionou-se. E houve problemas disciplinares, na altura mais ou menos “camuflados” pelos leões. Aproveitando uma paragem por causa das seleções, Paulo Bento lançou Rui Patrício. Que falhou com o Leixões (1-1). Que falhou com a U. Leiria (1-1). Mas que sempre teve o apoio do técnico, dos companheiros e até dos próprios adversários, cientes que tinham ali à frente um miúdo de apenas 19 anos e num posto específico. Depois de ter sido campeão europeu por Portugal no ano passado, foi considerado o 12.º melhor jogador do mundo de 2016 e ainda hoje se mantém como indiscutível do conjunto verde e branco e da Seleção.

Svilar passa a ser o guarda-redes + jovem a jogar na Champions (formato atual):
SVILAR 18 anos, 1 mês????
Casillas 18A, 3M
Mihaylov 18A 4M pic.twitter.com/I8AjFGmlhn

— playmakerstats (@playmaker_PT) October 18, 2017

Esta noite, Mile Svilar, um belga com pouco mais de 18 anos que se estreou há uns dias no Algarve pelo Benfica e como sénior, fez o primeiro jogo de sempre na Europa e tornou-se no mais novo a fazer uma partida da Champions, superando por dois meses o recorde que pertencia ao espanhol Casillas. Depois de um par de boas ações, teve um erro crasso de cálculo num livre de Rashford e entrou com a bola dentro da baliza. Assim ficou decidida a vitória do Manchester United na Luz. Mas nem por isso deixará de entrar nas contas futuras.

Guarda-redes + jovens a jogar pelo Benfica na UEFA:
????????SVILAR (18 anos)
????????Rui Nereu (19)
????????Melo (21)
????????Oblak (21)
????????Moreira (21) pic.twitter.com/AeAxzJ7DtF

— playmakerstats (@playmaker_PT) October 18, 2017

No final do jogo, os próprios jogadores do red devils fizeram questão de consolar o inconsolável guardião, nomeadamente Matic, o ex-benfiquista que lhe deu as melhores referências para deixar o Anderlecht e mudar-se para os campeões nacionais. O mesmo cenário com os companheiros de equipa. E uma dose reforçada de apoio nas entrevistas rápidas, nas conferências e na zona mista após o final do encontro.

Podia ter feito melhor no golo, mas não posso voltar atrás agora. Estou mentalmente pronto para isto. Faz parte do crescimento. Não dá para voltar atrás. Tenho a confiança dos meus companheiros e agradeço-lhes por isso. Foi um erro meu, mas também faz parte e não vai afetar-me”, disse Svilar na flash interview após o encontro

“É um lance que acontece. Estamos na presença de um jovem que só há um mês e pouco ficou com idade para poder tirar a carta, mal tem pelos na cara… Agora, é alguém que tem mãos para isto. Tem potencial e dificilmente haverá na Europa alguém com a idade dele e com esta qualidade. Não sei se vai ser um guarda-redes de topo ou não, porque há várias situações que influenciam uma carreira, mas domingo vai jogar outra vez Jogou porque tinha qualidade e tem cumprido o que lhe tenho pedido. Tem evoluído, e no domingo vai jogar outra vez. Com 18 anos, teve um desempenho perante 60 mil pessoas e uma das melhores equipas da Europa que mais um guarda-redes de 30″, defendeu Rui Vitória no final da partida, quer na flash interview, quer na conferência.

O abraço de Matic ao amigo Svilar, a quem deu vários conselhos antes da mudança para a Luz (Laurence Griffiths/Getty Images)

“Dei-lhe os parabéns pela coragem e só um grande guarda-redes é que sofre este golo. Os guarda-redes que não são grandes não sofrem este golo porque não saem da baliza. Não gosto de guarda-redes que não saem da baliza e que quando a trave cai lhes parte a cabeça. Gosto deste miúdo porque sai da baliza e não tem medo. É um grande talento. É fera, vai ser um dos grandes guarda-redes”, destacou José Mourinho na flash interview.

O final da história de há dez anos é conhecida e teve sucesso, muito sucesso. Esta história, dependerá de Svilar. Mas a verdade é que, depois do erro de cálculo, todos fizeram questão de dizer que continuaria a entrar nas contas. No presente e, caso confirme todos os elogios, no futuro.

NewsItem [
pubDate=2017-10-19 01:31:13.0
, url=http://observador.pt/2017/10/19/svilar-o-miudo-que-errou-num-calculo-mas-que-todos-garantem-entrar-nas-contas-futuras/
, host=observador.pt
, wordCount=696
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_1643166630_svilar-o-miudo-que-errou-num-calculo-mas-que-todos-garantem-entrar-nas-contas-futuras
, topics=[liga dos campeões, benfica, desporto, futebol]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]