www.cmjornal.ptFrancisco J. Gonçalves - 18 out. 01:30

Como perder a Catalunha

Como perder a Catalunha

O primeiro-ministro espanhol tem tido o raro e duvidoso mérito de fazer a coisa errada na hora errada, pelas razões certas.
É assim que tem gerido o desafio separatista da Catalunha.

Obcecado com o facto de ter razão, Mariano Rajoy quer impor essa razão à força a uma região onde milhões de pessoas desprezam Espanha justamente por considerarem o poder de Madrid sobranceiro e autoritário.

Ao recorrer aos tribunais e mandar a polícia para a rua, para impedir o referendo ilegal e prender os que com ele colaboraram, Rajoy pode ter toda a razão do mundo, mas está a dar razões aos outros milhões que na Catalunha ainda não são separatistas para passarem a sê-lo.

Os bons líderes não são os que se impõem ‘doa a quem doer’, são os que sabem quando a autoridade que emana das leis, e que eles exercem em nome delas, não chega para manter a ordem pública sem moderação que a tempere.

A Catalunha é Espanha e poderá continuar a ser Espanha nas próximas décadas. Mas, se os governos de Madrid mantiverem esta linha de rumo, a Catalunha ficará, mas não como parte de um país unido.

Será mais como o braço amputado de um corpo que ainda não percebeu que ele já lá não está.
NewsItem [
pubDate=2017-10-18 02:30:00.0
, url=http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/francisco-j--goncalves/detalhe/como-perder-a-catalunha
, host=www.cmjornal.pt
, wordCount=186
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_130192891_como-perder-a-catalunha
, topics=[francisco josé gonçalves, opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]