www.exameinformatica.ptexameinformatica.pt - 18 out. 15:29

Tech Data promove evento “Transformar Portugal”

Tech Data promove evento “Transformar Portugal”

A Tech Data é um dos maiores distribuidores de tecnologia a nível mundial e um dos principais em Portugal. Por ocasião dos seus 25 anos de presença no mercado nacional, a empresa organizou um evento em Lisboa onde as oportunidades da Transformação Digital foram o tema central.

Há 25 anos no mercado português a Tech Data juntou mais de 600 convidados no Convento do Beato. Um evento no qual se projetou o futuro das empresas portuguesas que estão, hoje, a transformar-se com o recurso da tecnologia. Realidades como a Indústria 4.0, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial são motores de aceleração que permitem às organizações agilizarem os seus processos de decisão e serem, em última análise, melhores nas suas áreas de atividade. Segundo um estudo da APDC, a economia digital nacional vai valer 3,2 mil milhões de euros em 2020. Um valor que poderá ser revisto em alta, se tivermos em conta que existem cada vez mais startups criadas na área da criação de valor baseado em tecnologia e, claro, que os processos de transformação digital nas empresas portuguesas também vai acelerar. Este último fator vai providenciar uma grande oportunidade para os fornecedores de plataformas e equipamentos. Aliás, o ano passado, apenas 16% da economia global estava digitalizada. Em Portugal, segundo a consultora IDC, só 32% das 500 maiores empresas do país estão a aproveitar o potencial desta vaga de digitalização. Se deixarmos de olhar para esta árvore e vislumbrarmos a floresta – que é composta em mais de 90% por PME e microempresas – é fácil perceber que ainda há muito trabalho a fazer.

No “Transformar Portugal”, a Tech Data, um dos maiores distribuidores de tecnologia em Portugal, convidou seis das mais importantes empresas de tecnologia do mundo a deixarem pistas sobre quais as principais tendências que fazem parte da Transformação Digital. Os responsáveis máximos das estruturas locais da Microsoft, Cisco, HP, HPE, Intel e Lenovo; tomaram o palco circular do evento e destacaram as grandes oportunidades que se colocam ao tecido empresarial português com o advento de tecnologias que estão a mudar desde o posto de trabalho até à forma como as organizações se relacionam com os seus clientes finais.

Temas como a segurança informática, a disponibilização de novos serviços apoiados na Inteligência Artificial (como os Bots) e, principalmente, a massificação de tecnologias que só estavam disponíveis a empresas de grande dimensão; foram alguns dos temas em destaque.

No Convento do Beato, além das apresentações dos oradores, os convidados tiveram ainda a hipótese de assistir a um painel de discussão moderado pela Exame Informática e uma exposição onde alguns fabricantes demonstraram dispositivos e plataformas.

NewsItem [
pubDate=2017-10-18 16:29:51.0
, url=http://www.exameinformatica.pt//noticias/mercados/2017-10-18-Tech-Data-promove-evento-Transformar-Portugal
, host=www.exameinformatica.pt
, wordCount=388
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_10_18_1230382708_tech-data-promove-evento-transformar-portugal
, topics=[tecnologia, mercados]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]