www.publico.ptpublico.pt - 13 out 22:54

OE 2018. Reposição do valor das horas “incómodas” no SNS vai ser gradual

OE 2018. Reposição do valor das horas “incómodas” no SNS vai ser gradual

Só em Dezembro de 2018 é que os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde verão o valor do trabalho à noite e aos fins-de-semana e feriados reposto na íntegra.

Ao contrário das horas extraordinárias, que passam a ser pagas por inteiro logo em Janeiro próximo, o valor das chamadas horas incómodas para os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser reposto em 2018 de uma forma faseada e progressiva, trimestralmente, ao longo do ano.

Só em Dezembro do próximo ano é que os trabalhadores dos estabelecimentos e serviços do SNS passarão a receber o valor integral destas horas (trabalho à noite e aos fins-de-semana e feriados), valor esse que foi cortado para metade em 2013, no tempo da troika, e que os sindicatos têm sistematicamente exigido que fosse resposto.

Segundo a versão final da proposta de Orçamento do Estado para 2018, isso vai acontecer mas de uma forma gradual. Os valores serão gradualmente repostos ao longo dos sucessivos trimestres. Os trabalhadores apenas passarão a receber o valor em duplicado das horas do trabalho nocturno (após as 20h), aos domingos, feriados e dias de descanso semanal a partir de 1 de Dezembro de 2018.

O corte foi decidido há quatro anos e tem-se mantido, apesar dos protestos dos sindicatos, que lembram que o acordado era que esta medida apenas permaneceria em vigor durante o período de ajustamento.

>

1
1