www.dn.ptdn.pt - 13 out 20:31

Tensão - Coreia do Norte volta a ameaçar o Guam em resposta a exercícios navais dos EUA

Tensão - Coreia do Norte volta a ameaçar o Guam em resposta a exercícios navais dos EUA

Regime de Pyongyang aponta de novo as atenções para o território americano no Pacífico Ocidental

Em vésperas de um exercício naval conjunto dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que se realizará na próxima semana, o regime norte-coreano voltou esta sexta-feira a ameaçar uma ação retaliatória sobre o Guam, perante aquilo que considera ser uma ameaça ao seu país.

"Já por várias vezes avisámos que empreenderemos ações de legítima defesa, incluindo o disparo de mísseis para as ��guas junto ao território dos EUA de Guam", afirmou à agência noticiosa estatal KCNA Kim Kwang-hak, apresentado como "investigador do Instituto de Estudos Americanos do Ministério Coreano dos Negócios Estrangeiros".

Para Kim Kwang-hak, citado pela AP, "as ações militares americanas reforçam a determinação" da Coreia do Norte "de que os Estados Unidos têm de ser controlados pelo fogo", pelo que o regime se sente legitimado a "manter o dedo no gatilho para tomar as ações mais duras".

O exercício naval conjunto entre os EUA e a Coreia do Sul deverá começar na próxima segunda-feira, nas águas a leste e a oeste da península. Serão dez dias de operações nas quais participarão o porta-aviões dos EUA Ronald Reagan, bem como o submarino nuclear Michigan e esquadrões aéreos dos dois países.

Já no passado aconteceu a Coreia do Norte realizar testes de mísseis durante exercícios militares dos EUA na região.

1
1