www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 13 out 13:52

Mubcargo foi a melhor startup portuguesa no concurso da Volkswagen

Mubcargo foi a melhor startup portuguesa no concurso da Volkswagen

A austríaca Parkbob venceu a disputa entre startups focadas em soluções de mobilidade sustentável, com a portuguesa a Advolt a ficar no terceiro lugar a par da norte-americana HypeLabs.

A startup que propõe um serviço de estacionamento fundado numa experiência digital, a austríaca Parkbob, venceu o concurso Volkswagen Financial Services “Startup Battlefield”. A Mubcargo ficou em segundo lugar na iniciativa para projecto na área das soluções de mobilidade, utilização de frotas, optimização do movimento de mercadorias.

A Advolt foi a segunda startup mais bem posicionada, em terceiro lugar, a par da HypeLabs, entre as 15 empresas ainda em concursos na final. Segundo um comunicado, a organização da iniciativa recebeu 60 candidaturas recebidas de todo o mundo.

A ideia vencedora receberá um prémio monetário de 2.500 euros, três meses gratuitos de incubação no espaço do Volkswagen Financial Services na Second Home Hub em Lisboa e um espaço de exibição no Web Summit, que se realiza em Novembro. O segundo classificado receberá um prémio de 1.500 euros e um espaço de exibição no Web Summit. O terceiro classificado receberá 1.000 euros e vai também ter um espaço de exibição no Web Summit.

O júri internacional da iniciativa foi composto por André Jacques, da Porto Business School, Ricardo Lima, trusted advisor startups do Web Summit, Ana Casaca, Head of Innovation do Grupo José de Mello, Álvaro Nogueiras, co-fundador e CEO da Tradiio, Luis Schunk, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, Oscar Moreno, Country Manager do Volkswagen Financial Services Portugal, e Marcel Wipijewski, Head of Business Transformation do Volkswagen Financial Services AG.

Os finalistas:

AdVolt (Portugal)
Propõe a uma solução, a WeTruck, capaz de utilizar a energia gerada em circulação nos veículos, nomeadamente nas travagens, para alimentar a sua unidade frigorífica, permitindo uma maior eficiência energética dos veículos equipados com aqueles recursos.

Zify (India)
Disponibiliza uma app dinâmica de “carpooling” com marcação instantânea entre cidades e dentro de meio urbano. Interliga socialmente potenciais passageiros e donos de carros

Shareacar (Portugal)
A Shareacar gere uma plataforma de mercado onde os donos de carros podem alugar os seus veículos, ganhando assim dinheiro, e os viajantes podem encontrar carros fantásticos para alugar.

Ubirider (Portugal)
Propõe uma app para smartphones de suporte ao uso universal de transportes públicos, que explora publicidade hiperlocal e oportunidades de negócio

Parkio (Irlanda)
Gere uma plataforma de mercado de estacionamento da União Europeia para veículos normais e conectados. Disponibiliza informação sobre estacionamento em tempo real e pagamentos automáticos que poupam aos condutores dinheiro e tempo.

Moov (Espanha)
Quer transformar o futuro do transporte pessoal ao ligar as pessoas com os veículos.

Parkbob (Áustria)
Tem um serviço de estacionamento que permite uma experiência digital de parqueamento na rua dentro das cidades. Desenvolveu uma app para ajudar a encontrar lugares de estacionamento nas cidades, disponível para 28 cidades às quais deverá juntar-se Lisboa durante o próximo ano.

HypeLabs (Estados Unidos da América)
Disponibiliza software que permite a comunicação em rede sem recurso à Internet, entre dispositivos. A solução pode permitir a comunicação entre veículos e entre o veículo e o utilizador, abrindo novas oportunidades de desenvolvimento para o sector automóvel.

HealthyRoad (Portugal)
Empresa tecnológica que desenvolve software de inteligência artificial para biometria facial na indústria automóvel.

Connect Robotics (Portugal)
Empresa de robótica conectada actualmente a fazer entregas com drones BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) em Portugal.

IZIRepair (Portugal)
Gere um serviço de comparação de preços de oficinas de reparação de automóveis.

Witrafi (Finlândia)
A Witrafi está a desenvolver um sistema disruptivo de estacionamento para operadores, fornecendo meios electrónicos de cobrança de taxas, utilização e cálculo de ocupação, tal como outras análises de dados para operadores.

MubCargo (Portugal)
Através de uma app, disponibiliza um serviço que faz a correspondência entre a necessidade de fazer envios a oferta de transporte que melhor se adequa aos pedidos. Usando-se a app submete-se o pedido de transporte, recebendo de seguida notificações com várias propostas de preço para o serviço.

O cliente escolhe a oferta que mais lhe interessa, fazendo o pagamento e acompanhamento do transporte em tempo real na app.

Pavnext (Portugal)
Providencia e implementa um aparelho que se aplica no pavimento, capaz de reduzir a velocidade dos veículos sem afectar a qualidade da condução e acção do condutor, através da extracção da energia cinética. Transforma o pavimento da estrada numa infra-estrutura tecnológica.

Movtz (Portugal)
Desenvolvimento de sistema de ponto de carregamento que permite carregar baterias de carros eléctricos e pagar essa utilização através da conta de energia da habitação.

 Por Comunicado de imprensa Tags
1
1