rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 13 out 16:26

Trump ataca Obamacare. Mais 20 milhões sem acesso à saúde

Trump ataca Obamacare. Mais 20 milhões sem acesso à saúde

O presidente norte-americano acaba com subsídio às seguradoras que garantia cuidados aos mais pobres.

Donald Trump acabou com o apoio que garantia seguro de saúde aos mais pobres. O subsídio era dado pelo Governo federal às seguradoras para garantir que os mais desfavorecidos tivessem acesso à saúde. Esta era um dos pilares do Obamacare e Trump destruiu.

Com este passo atrás no plano de saúde criado por Barack Obama, Trump deixa 20 milhões de americanos fora do sistema de saúde apoiado.

Esta medida criou o caos nos mercados de seguros e pode ainda enfrentar desafios legais. Esta é a medida mais radical que o presidente dos EUA toma com o objetivo de enfraquecer o Obamacare.

Trump referiu-se ao tema no Twitter, como é habitual, dizendo que o Obamacare está a "implodir" e que os pagamentos haviam terminado.

The Democrats ObamaCare is imploding. Massive subsidy payments to their pet insurance companies has stopped. Dems should call me to fix!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 13 de outubro de 2017

De acordo com o congresso, estes apoios dados às seguradoras custaram aos cofres do Estado sete biliões de dólares este ano e iriam custar 10 biliões de dólares em 2018.

A decisão de o presidente já movimentou reações por parte dos Democratas. Acusam-no de sabotar a lei e ameaçam levar o processo aos tribunais.

"É um ato rancoroso vasto e inútil" para prejudicar as famílias da classe média, como afirmam, numa nota conjunta, o líder do senado Democrata Chuck Schumer e a líder dos democratas na Câmara dos Representantes Nancy Pelosi.

A destruição do Obamacare foi uma das bandeiras de Trump durante a campanha, mas que sempre esbarrou no Congresso. Os próprios Republicanos mostram-se desfavoráveis ao fim do Obamacare sem que exista um plano alternativo para socorrer os mais pobres.

ObamaCare is a broken mess. Piece by piece we will now begin the process of giving America the great HealthCare it deserves!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 13 de outubro de 2017
1
1