www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 13 out 16:08

GitHub acrescenta novos serviços à sua plataforma

GitHub acrescenta novos serviços à sua plataforma

O portal de partilha de software passa a assinalar que projectos dependem de outros, além de oferecer alertas de segurança.

A GitHub adicionou vários serviços ao seu portal de partilha de software para ajudar os programadores a gerirem dependências entre código e melhorar a segurança. Com o primeiro serviço, a organização usa os seus próprios dados para criar um gráfico de dependências capaz de fornecer aos programadores, informações sobre os projectos dos quais o código que estão a desenvolver está dependente e acerca daqueles que dependem da evolução do software a ser produzido.

Através do gráfico os programadores  podem ver que aplicações e pacotes estão interligados sem deixar o seu repositório. Actualmente, o gráfico suporta os códigos em JavaScript e Ruby, e para mais tarde ficou o software em Python.

O serviço funcionará com base nos gestores de pacotes para extrair informação sobre dependências quando existem ficheiros de manifesto de dependências. Mas ao longo do tempo, o GitHub fornecerá o gráfico para projectos que não possuem essas declarações

Ainda assim, o GitHub recomenda que os projectos usem um formato de ficheiro para poder descobrir essas ligações. O gráfico também será anotado com informações adicionais para segurança, sobre licenças e riscos operacionais. Está disponível no Github.com para repositórios públicos e privados e será integrado no GitHub Enterprise, serviço pago para empresas, no início de 2018. (O GitHub Enterprise pode ser executado no site da GitHub como um serviço em clous instalado localmente).

Alertas de segurança associados ao rastreio de dependências

O serviço de alertas de segurança da GitHub é o primeiro de um conjunto de recursos de segurança planeados para a plataforma. Os avisos irão associar o rastreio de dependências para os gráficos, com a detecção de vulnerabilidades públicas de segurança e fornecer alertas baseados nessas conexões, bem como alertas para algumas correcções no GitHub.

Os serviços de alerta de segurança estarão disponíveis “em breve” para o Github.com para repositórios públicos e privados. Chegará ao GitHub Enterprise no início de 2018.

Outras novidades na GitHub:

‒ Melhorias na busca, com o repositório Discover Repositories presente nos paineis a recomendar projetos de código aberto com base no que um utilizador tem acompanhado e o que tem sido popular no portal.

‒ A experiência da Explore foi desenhada, para interligar programadores com temas de recolha e recursos dos utilizadores da GitHub em todo o mundo. O recurso Explore liga-se a colecções, tópicos e recursos de contribuidores, comabrangendo temas que vão desde a aprendizagem automática até a jogos.
‒ Suporte “premium” pago para utilizadores do GitHub Enterprise, com apoio por telefónico 24 horas por dia, 7 dias por semana.

*Com Paull Krill, da Infoworld.

 Por IDGNS Tags
1
1