rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 13 out 20:49

Juncker: "Se permitirmos que a Catalunha se torne independente, outros irão fazer o mesmo"

Juncker: "Se permitirmos que a Catalunha se torne independente, outros irão fazer o mesmo"

Para já, o presidente da Comissão Europeia não aceita mediar negociação entre Madrid e Catalunha.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, alertou esta sexta-feira para os perigos que uma eventual independência da Catalunha colocaria à União Europeia. "Se permitirmos que a Catalunha se torne independente, outros irão fazer o mesmo", disse.

Num discurso na Universidade do Luxemburgo, Juncker alertou para possíveis efeitos de contágio. "Não gostaria que daqui a 15 anos a União Europeia fosse composta por cerca de 98 estados", acrescenta.

E continuou: "Já é relativamente difícil com 28 estados e com 27 não seria mais fácil, mas com 98 seria completamente impossível".

De acordo com o Eurostat, a agência estatística europeia, existem 98 grandes regiões na Europa.

O presidente do Governo Regional da Catalunha, Carles Puigdemont, já pediu a mediação europeia no caso, mas o presidente da Comissão disse que não o ia fazer enquanto Madrid não o pedisse também.

Juncker ainda tem esperança que o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, resolva o assunto como um problema interno. "Se os presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, [Donald] Tusk, se envolverem na mediação com o pedido de apenas uma das partes, isso levaria a uma grande rejeição da União Europeia", disse Juncker.

1
1