www.publico.ptpublico.pt - 13 out 21:25

Saúde. "Debaixo do Seu Nariz" é a exposição que celebra os doutores-palhaços

Saúde. "Debaixo do Seu Nariz" é a exposição que celebra os doutores-palhaços

Operação Nariz Vermelho festeja 15.º aniversário com filmes, performances, workshops, ilustrações, escultura, literatura e pintura.

O trabalho dos doutores-palhaços da Operação Nariz Vermelho celebra-se com arte e uma exposição em Lisboa. Para assinalar os 15 anos de existência, a organização não governamental (ONG) decidiu sair do ambiente do hospital e “levar a alegria até à rua”, explicou Magda Ferro, directora de comunicação. Para se aproximar do público “que tanto acarinha esta organização” e porque “há sorrisos que precisam de ser expostos”, a mostra Debaixo do Seu Nariz reúne trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros. A exposição foi inaugurada nesta sexta-feira.

Para a curadoria desta exposição foram convidados Luiza Teixeira de Freitas, filha de Beatriz Quintella que fundou a Operação Nariz Vermelho, e João Fernandes, vice-director e curador principal do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.

Para Luiza Teixeira de Freitas, o grande desafio era juntar uma mostra de arte contemporânea com uma organização sem fins lucrativos. “Esta exposição representa o valor e a importância da arte e do artista, ou seja, o valor da profissionalização de ambos os artistas – o artista contemporâneo e o doutor-palhaço”, diz.

O humor, o riso, a comicidade, o absurdo, o erro e a falha são temas abordados pela arte, acrescenta Magda Ferro e patentes nos trabalhos expostos. Helena Almeida, Julião Sarmento, Lawrence Weiner, Lygia Clark e Pierre Huyghe são os artistas expostos, com obras que vieram de vários museus. Existe ainda uma parte do espaço dedicado à ilustração – esta mostra tem a curadoria de Mafalda Milhões e conta com quase 30 obras de ilustradores. Alguns destes profissionais vão fazer oficinas abertas ao público.

Além destas, e até 19 de Novembro, o público poderá ainda ver filmes, performances, workshops de escultura, literatura e pinturaHá ainda lugar para um consultório com os doutores-palhaços, onde se fazem "diagnósticos precoces do riso, transfusões de humor, no fundo uma brincadeira, onde se desdramatiza tudo o que tem a ver com a realidade hospitalar das crianças”, explica Magda Ferro. Este consultório vai estar aberto todos os fins-de-semana (ver horário no final do texto). Aos sábados, à noite, há ainda lugar para um espectáculo com os doutores-palhaços e um convidado especial. Maria Rueff e José Pedro Vasconcelos já estão convidados. Este sábado, a missão de fazer rir os miúdos e os graúdos é de Pedro Tochas.

Há 15 anos que Beatriz Quintella trouxe para Portugal a experiência dos doutores-palhaços, profissionais do circo que em ambiente hospitalar animam os mais novos. “Por mais doente que a criança possa estar, nunca perde a capacidade inata de brincar. Cria-se uma ligação muito especial entre um palhaço e uma criança, já que ambos nascem com a vontade comum de brincar. Além das brincadeiras, o palhaço torna-se importante por lidar com a falha de forma positiva”, explica a responsável pela comunicação da ONG ao PÚBLICO.

Inicialmente, existiam apenas três doutores-palhaços que visitavam crianças internadas nos hospitais D. Estefânia e Santa Maria, e no IPO, em Lisboa. Actualmente, o projecto tem 25 doutores-palhaços, que visitam mais de 41 mil crianças em 14 hospitais de Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, anualmente. “São estes os números, mas como costumamos dizer, o número mais importante é 'um'. Porque é um coração de cada vez, uma criança de cada vez e um sorriso de cada vez”, conta Magda Ferro.

Ainda este ano, a organização espera chegar ao 15.º hospital, em Gaia. Todavia para Magda Ferro, “mais importante do que levar alegria a um novo hospital é garantir que nunca haverá a necessidade de fechar hospitais que a Operação Nariz Vermelho já visita. Até agora tivemos sempre sustentabilidade financeira, graças aos donativos das pessoas e de algumas empresas, campanhas e mecenatos”. 

Embora a entrada na exposição seja gratuita, há workshops para os quais é preciso comprar bilhete. O valor reverte para a Operação Nariz Vermelho.

Exposição “Debaixo do seu nariz”
Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, Alcântara, Lisboa
Horário
Quarta a sexta: 14h às 19h
Sábado e domingo: 11h às 19h
Workshops (para os mais novos)
Sábado e domingo: 11h30 e 12h30
Consultório dos Doutores-Palhaços
Sábado e domingo: 15h30 e 17h30
Rir é o melhor remédio - “Diferentes Olhares”
Sábado (28 de outubro): 15h e 16h30
Festival Louco Organizado por Palhaços com convidados especiais
Sábado: 18h e 19h

Texto editado por Bárbara Wong

1
1