www.cmjornal.ptEduardo Cintra Torres - 13 out 01:30

O caciquismo anda agora de avião

O caciquismo anda agora de avião

Os caciques de Antanho chegaram à modernidade: trazem os seus eleitores de avião e camioneta de Paris às Aldeias. Quem lá vive que se amanhe.



















Os emigrantes só lá passam uns dias por ano, mas veio milhar e meio de avião e camioneta até Montalegre, elegendo nas autarquias quem governará os residentes autênticos durante quatro anos, como mostrou uma reportagem na RTP 1. Uma fraude eleitoral.





‘E se fosse Consigo?’ (SIC) voltou com mais casos que confrontam pessoas com situações extremas do politicamente incorrecto, como má- criação e agressão verbal de deficientes ou crianças. Os casos colocam as situações no quotidiano das pessoas comuns.




















A minha objecção à rubrica permanece: os casos são inventados; são exagerados; são ficção como se fosse realidade; promovem o debate a partir de situações que não aconteceram realmente, foram encenadas; e tudo isto num segmento jornalístico.



















A essência de ‘Biggest Deal’ é uma anedota: a TVI paga uma semanada a ‘famosos’ para eles fingirem que trabalham num pseudo-negócio sem ser o do próprio programa. Sendo isto a essência do programa, não tem solução. Só lá vai com sexo e peixeirada.



















À parte casos como Cristina Ferreira, negócios e famosos são conceitos que não ligam. A profissão deles é serem famosos, mostrarem o corpinho e badalarem sobre amores e namoros. Ó TVI, acaba lá com essa utopia, ordena-lhes que discutam e se enfronhem!



















Domingo, ‘Biggest Deal’ teve menos audiência que as estouvadas infantilidades de "Vale Tudo" (SIC) e menos de metade da de ‘Voice Portugal’, infindável melodrama alegre com adolescentes imitando cantores norte-americanos. Como ópio, resultam melhor.

BARCELONA
Multidão contra multidão: por fim, os anti-independentistas da Catalunha conseguiram encher as ruas, com a ajuda de camionetas vindas doutras partes. Antes opunham-se à ‘rua’ como meio de medir a política, mas não resistiram a ocupá-la também, com excelente resultado. A multidão é uma representação informal da política, um meio de comunicar o número que influencia a democracia. 

RTP3
Com o pluralismo mediático, o governo tem dificuldade em impor escolhas aos cidadãos. Impôs a RTP 3 na TDT para a levar ao topo dos canais de informação, mas ela soma no cabo e na TDT menos audiência (33,0 mil) que a TVI (33,9), SICN (37,5) e CMTV (44,4). Entretanto, sumiu-se o prometido processo de abertura da TDT, onde o Estado impera, a outros canais. O governo não quer concorrência. 
1
1