rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 12 out 15:31

Estados Unidos saem da UNESCO

Estados Unidos saem da UNESCO

Relações com Israel motivaram a decisão.

Os Estados Unidos vão abandonar a UNESCO. A confirmação é dada esta quinta-feira pelos responsáveis da administração de Donald Trump, à Reuteurs e Associeted Press.

Na origem da decisão está uma série de resoluções aprovadas pela UNESCO que os EUA consideram ser contra os interesses de Israel.

Os Estados Unidos já haviam deixado de financiar a organização após ter sido aprovada a integração da Autoridade Palestiniana entre os seus membros, em 2011.

No comunicado de imprensa em que anuncia a decisão, o Departamento de Estado dos EUA informa que notificou a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, “da decisão dos EUA de abandonar a organização e procurar estabelecer uma missão de observador permanente na UNESCO”.

OS EUA destacam que “não foi tomada de ânimo leve”, e que reflete “as preocupações” relativamente à necessidade de uma “reforma fundamental na organização”.

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, já reagiu à decisão anunciada pelos EUA, dizendo que lamenta “profundamente a decisão dos EUA de abandonar a UNESCO”.

1
1