tek.sapo.pttek.sapo.pt - 21 set. 09:08

Drones transportam análises médicas na Suíça a partir de outubro

Drones transportam análises médicas na Suíça a partir de outubro

A partir do próximo mês, a primeira rede de drones da startup Matternet vai estar pronta a entregar amostras e exames em qualquer instalação hospitalar suíça... em 30 minutos.

A Matternet mostrou recentemente como funciona a sua Matternet Station, uma estação de desembarque automatizada, que integra com o drone autónomo M2 e com a plataforma cloud da empresa, e que é apresentado como o primeiro serviço do género a fazer entregas em áreas densamente povoadas.

Amostras de laboratórios como exames de sangue e outras análises, realizados entre instalações hospitalares e clínicas, podem ser guardadas numa gaveta da estação Matternet, sendo depois colocadas no drone através de um braço robotizado.

Assim que a encomenda levanta voo, o remetente recebe um código QR no telefone que, ao ser scaneado, permite posteriormente o levantamento das amostras.

Ocupando cerca de dois metros quadrados, a Matternet Station pode ser instalada no chão ou até em telhados, uma vez que está equipada com tecnologia que orienta o drone M2 para uma aterragem precisa na plataforma da Estação.

"Com a Matternet Station, é apresentada uma interface extremamente fácil de usar, que permite uma verdadeira entrega peer-to-peer feita por drones”, refere em comunicado, Andreas Raptopoulos, CEO da Matternet. "A rede Matternet integrada significa que é possível entregar produtos médicos em qualquer instalação hospitalar em 30 minutos”, realça. “Esse nível de velocidade e previsibilidade cria oportunidades substanciais para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde".

Os aparelhos voadores da Matternet já tinham sido usados para entregar medicamentos no Haiti e, no início deste ano, a empresa fez uma parceria com a Swiss Post para a entrega de encomendas.

NewsItem [
pubDate=2017-09-21 10:08:26.0
, url=http://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/drones-transportam-analises-medicas-na-suica-a-partir-de-outubro
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=235
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_09_21_459860587_drones-transportam-analises-medicas-na-suica-a-partir-de-outubro
, topics=[tecnologia, multimédia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]