rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 21 set. 09:59

Ice Wine. O “chamado vinho dos deuses” é produzido a partir de uvas congeladas

Ice Wine. O “chamado vinho dos deuses” é produzido a partir de uvas congeladas

As castas são autóctones, de vinhas velhas da Região Demarcada do Douro. A produção deste ano anda à volta das cem garrafas e cada uma custa 250 euros.

O processo para chegar ao Ice Wine biológico branco levou cerca de quatro anos e várias tentativas. Gilberto Pinto, vitivinicultor no concelho de Freixo de Espada à Cinta na região do Douro Superior, resolveu inovar e produziu uma centena de garrafas de vinho elaborado a partir de uvas congeladas.

O método para o produzir foi importado dos Estados Unidos e Canadá.

À Renascença explica que “este é o chamado vinho dos deuses, obedece a um elevado grau de mestria e uma engenharia alta em termos de enologia”.

Segundo o vitivinicultor, este tipo de vinho é feito em países como o Canadá ou Estados Unidos da América, onde são utilizadas uvas de colheita tardia, que depois são congeladas para elaborar este tipo de vinho que começa e ser procurado no mercado.

“Temos de congelar as uvas e colocar numa cuba isobarométrica com temperaturas controladas em que a maceração e a fermentação demoram cerca de 60 dias a ser feita, ou seja, o próprio peso das uvas vai macerando e fermentando e os aromas ficam todos concentrados nesse néctar chamado o vinho dos deuses”, explica.

Cada meia tonelada de uvas dá origem a cerca de 50 a 70 litros deste vinho biológico. Em condições normais, a mesma quantidade de matéria-prima permitiria produzir mais de 300 litros de vinho.

As castas utilizadas para elaboração do vinho são “autóctones, de vinhas velhas da Região Demarcada do Douro, como a Malvasia Fina Branca, Viosinho, Códega do Larinho, Gouveio Branco ou Verdelho”.

Cada garrafa tem uma capa feita em pura seda

A produção deste ano anda à volta das cem garrafas e foram colocadas no mercado nacional e internacional a “250 euros a unidade”.

O produtor quer “afinar alguns aromas”, mas, diz-se “tentado a fazer o próximo Ice Rosé, logo que as condições permitam, este ano ou no próximo”.

Este é um vinho, que não dá para fazer todos os anos. Tem que ser um ano seco, com pouca chuva, para a colheita ser tardia.

O produtor adianta que o Ice wine foi certificado pelas entidades competentes, ostentando a chancela do Instituto da Vinha e do Vinho e destina-se a um “nicho de mercado” muito específico de países emergentes e de lojas ‘gourmet’.

Para tornar o produto mais atractivo e captar a atenção de potenciais compradores, cada garrafa tem uma capa feita em pura seda artesanal e confeccionada por artesãs de Freixo de Espada à Cinta, concelho do distrito de Bragança, que é uma referência na produção deste produto.

NewsItem [
pubDate=2017-09-21 10:59:47.536
, url=http://rr.sapo.pt/noticia/93796/ice_wine_o_chamado_vinho_dos_deuses_e_produzido_a_partir_de_uvas_congeladas
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=401
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_09_21_1991225478_ice-wine-o-chamado-vinho-dos-deuses-e-produzido-a-partir-de-uvas-congeladas
, topics=[informação, vida]
, sections=[vida]
, score=0.000000]