www.publico.ptpublico.pt - 21 set. 09:14

Portugal Masters: Kiradech Aphibarnrat ganha Pro-Am

Portugal Masters: Kiradech Aphibarnrat ganha Pro-Am

Portugueses Melo Gouveia e Lima confiantes, Harrington acredita na defesa do título

Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia, os dois únicos portugueses que competem no European Tour, a primeira divisão europeia, estão confiantes e desejosos de uma boa prestação no Portugal Masters, que hoje começa no Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura, terminando no Domingo. 

“Venho cá para ganhar, como sempre, mas no golfe nunca se sabe. Agora estou a jogar melhor e por isso é só jogar bem e rezar um bocadinho”, disse Filipe Lima em entrevista à SportTV, um dos parceiros media do mais importante torneio de golfe português. 

Lima vem da sua melhor classificação da época (16º lugar) e do seu melhor resultado do ano (10 abaixo do Par), no KLM Open, que terminou no Domingo, na Holanda. 

“Venho com uma sensação muito positiva depois da semana passada. Estou a sentir-me bem nos greens, estou a “patar bem” e acho que esta semana isso será importante, porque o campo está com menos rough este ano”, considerou o campeão nacional, que formulou o desejo de que «seja um português a ganhar." 

Melo Gouveia treinou o putt 

Ricardo Melo Gouveia, que no ano passado foi 22º em Vilamoura com 15 pancadas abaixo do Par, um recorde nacional no torneio, concorda com o seu companheiro da seleção olímpica portuguesa de que o jogo no green será fundamental. 

“’Patar’ bem será extremamente importante esta semana, visto que os roughs não estão muito altos e a diferença será feita nos greens. É uma questão de meter mais putts e isso irá fazer a diferença no meu jogo. Tenho treinado muito isso nos últimos dias, os treinos têm-me corrido bastante bem esta semana e sinto-me bastante mais confiante do que na semana passada”, declarou o português melhor classificado no ranking mundial. 

13 Portugueses em prova 

11º Portugal Masters inicia-se amanhã (quinta-feira) às 7h40 e apresenta um número recorde de 13 portugueses inscritos, bem como quatro campeões de torneios do Grand Slam, dois vencedores de World Golf Championships e ainda oito jogadores que já venceram esta competição e procuram tornar-se no primeiro a erguer o troféu por duas vezes. 

Os 13 portugueses são os amadores Vítor Lopes e Tomás Melo Gouveia, os profissionais Ricardo Melo Gouveia, Filipe Lima, Pedro Figueiredo, Tomás Silva, Tiago Cruz, João Carlota, Tomás Bessa, Tiago Rodrigues, Hugo Santos, João Ramos e Miguel Gaspar. 

4 Campeões de Majors 

Os campeões de torneios do Grand Slam são o inglês Danny Willett, o irlandês Padraig Harrington, o espanhol José Maria Olazábal e o escocês Paul Lawrie, sendo que Harrington venceu no ano passado e Lawrie esteve bem metido na luta pelo título. 

8 Ex-campeões do torneio 

Para além de Harrrington, os outros ex-campeões do Portugal Masters são o inglês Andy Sullivan (2015), o francês Alexander Lévy (2014), o irlandês Shane Lowry (2012), o inglês Tom Lewis (2011), o australiano Richard Green (2010), o espanhol Álvaro Quirós (2008) e o inglês Steve Webster (2007). 

2 Titulares de World Golf Championships

 Já os titulares de eventos da categoria de World Golf Championships são Shane Lowry e o escocês Russell Knox. 

Em busca de um bicampeão 

Entre 144 participantes, há muitos outros favoritos e é mais provável que haja um novo campeão do que um bicampeão, mas Harrington acredita que pode revalidar o título: 

!É sempre simpático regressar a Portugal. O tempo é lindo, gosto de jogar aqui e ser o campeão em título é um valor acrescentado, porque não é uma situação que nos aconteça tantas vezes quanto desejaríamos", disse o vencedor de 15 títulos do European Tour, de três Majors e da Ryder Cup. 

"Sinto um pouco mais de pressão e um pouco mais de stress esta semana, mas considero-me um dos favoritos. Na minha cabeça acredito que posso fazê-lo", acrescentou o jogador de 45 anos, que parece ter finalmente debelado uma lesão no cotovelo direito que o prejudicou em grande parte da época.

Kiradech Aphibarnrat ganha Pro-Am 

Entretanto, no Pro-Am de ontem, o vencedor foi o tailandês Kiradech Aphibarnrat, que jogou com os amadores Brian Smith, Andrew Stanley e Keith Mitchell. 

Esta equipa do The Golf Channel – que faz a transmissão televisiva do Portugal Masters para a América do Norte – totalizou 32 pancadas abaixo do Par. 

Kiradech Aphibarnrat já fez três top-10 na presente temporada, o último dos quais na semana passada na Holanda, e é um dos nomes a ter em conta esta semana. 

Só dois portugueses foram convidados para o Pro-Am e, entre 45 equipas, 13 Ricardo Melo Gouveia foi 13º (-27) com os amadores Carlos Silva, Daniel Grimm e Michael Catling, enquanto Filipe Lima foi 18º (-25) emparceirando com Ingo Grunpeter, Thomas Wasserburger e Manuel Morales. 

Formação VIP com estrelas Ryder Cup 

As primeiras saídas de hoje foram às 7h40, de dois buracos em simultâneo, e vale a pena destacar a formação VIP das duas primeiras jornadas, constituída por Padraig Harrington, Andy Sullivan e Thomas Pieters, tudo estrelas da seleção europeia da Ryder Cup, tendo Sullivan e Harrington discutido entre si o título do ano passado até aos últimos instantes. 

Veja mais em www.golftattoo.com

NewsItem [
pubDate=2017-09-21 10:14:27.0
, url=https://www.publico.pt/2017/09/21/desporto/noticia/portugal-masters-kiradech-aphibarnrat-ganha-proam-1786183
, host=www.publico.pt
, wordCount=808
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_09_21_133502381_portugal-masters-kiradech-aphibarnrat-ganha-pro-am
, topics=[desporto]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]