tek.sapo.pttek.sapo.pt - 17 set 15:47

O seu smartphone também pensa? Temos 6 apps para lhe dar mais capacidade de processamento

O seu smartphone também pensa? Temos 6 apps para lhe dar mais capacidade de processamento

Esta semana experimentámos cantar para espantar os males, "arrumar" as tarefas de forma mais eficiente e até fazer meditação. Veja as aplicações escolhidas pela equipa do TEK e aproveite para as instalar. A maioria das apps são gratuitas.

Companheiro de todos os momentos, o smartphone serve para cada vez mais funções, e as tarefas rotineiras e os treinos estão na lista, por isso esta semana escolhemos algumas aplicações que ajudam a transformar o regresso ao ano escolar (e à rotina pós férias) numa animação.

Entre as muitas apps que testámos fica uma para ajudar a "fazer" as tarefas, enquanto outra ajuda a por em prática uma cidadania consciente. Mas não falta espaço para o lazer e a meditação. E novidades no Facebook.

Se procura jogos veja ainda o artigo que dedicámos a 5 novidades para iOS e Android acabadinhas de lançar.

Siga pelas nossas sugestões e veja quais as apps a instalar. Quase todas gratuitas.

Cante para espantar os males do início da semana com a ajuda do smartphone

Nada como uma atividade descontraída para enfrentar o começo de mais uma jornada semanal. Música em forma de karaoke mobile serve? Olhe que esta app dentro do género não está mesmo nada mal.

Chama-se Sing! Karaoke, da Smule, já cá anda há uns tempos e acaba de ser atualizada com algumas melhorias, tanto na versão iOS como Android.

Na base é uma aplicação em que os utilizadores podem cantar as suas músicas preferidas através do smartphone. Podem escolher os seus géneros de eleição, e ficam com categorias de sugestões mais personalizadas, mas também podem simplesmente procurar pelos temas ou músicos na caixa de pesquisa.

A Sing! Karaoke tem uma versão gratuita que embora limitada em algumas caraterísticas permite fazer duetos com outros utilizadores e também com vários músicos que se associaram oficialmente à plataforma. A criação de conta de utilizador pode fazer-se via Facebook, Google ou com número de telemóvel. Ser-lhe-á atribuído um nome, se quiser pode associar foto e está pronto a usar a aplicação.

Para soltar a estrela cantante que há em si basta escolher uma música e clicar em cantar (e de preferência ligar os auscultadores). A seguir surgem as hipóteses de karaoke disponíveis, gratuitas e pagas - “Cante com alguém de graça”, Solo, Dueto ou Grupo. Espere que o estúdio esteja preparado e força na voz. O resultado pode ser melhorado com alguns efeitos, e também em termos de sincronização, que nem sempre está bem.

Depois pode optar por guardar a gravação e partilhá-la com os amigos mais próximos. Se não estiver grande coisa, pode sempre descartá-la e voltar a tentar.

Destaque igualmente para algumas caraterísticas de rede social que assistem à Sing! Karaoke, como pôr likes nas interpretações, seguir outros utilizadores ou mesmo trocar mensagens.

Doo: melhor do que fazer alertas no calendário, esta app faz as coisas acontecer

Aquela lista de tarefas e ideias que estão sempre a ser relegadas para segundo plano podem realmente acontecer se tiver uma app como esta para nunca se esquecer de nada.

Lista de compras, encontros com amigos ou pagar as contas podem tornar-se mais fáceis com os cartões da Doo que pode empilhar ou descartar conforme der jeito.

A app junta alguma gamificação às tarefas para aumentar a produtividade e garante mais foco para fazer as coisas realmente acontecer, sincronizando os vários dispositivos pela iCloud.

Há várias formas de personalização e a possibilidade de agendar eventos repetidos no tempo, como aniversários ou tarefas habituais.

A app só está disponível para iPhone e iPad e há também uma versão para Mac. Mas não é barata: custa 4,49 euros.

Chofer faz o mesmo que a Uber e a Cabify mas é portuguesa

Tem pouco mais de um mês mas já conduz pelas ruas de Lisboa, Porto e Algarve.

O procedimento desta app desenvolvida por portugueses é idêntico a outras plataformas alternativas de transporte, como a Uber ou a Cabify.

Para pedir uma viatura basta abrir a aplicação, confirmar o local onde quer iniciar e terminar a viagem e confirmar a chamada do carro. A Chofer mostra o nome e fotografia do motorista, bem como a marca, matrícula e cor do carro, para que possa identificar a sua “boleia”.

Também pode partilhar o percurso em tempo real com amigos e familiares, assim como agendar viagens com uma antecedência de 24 horas. Além disso, a empresa não cobra a chamada tarifa dinâmica, ou seja, o preço das viagens feitas não se altera com o aumento da procura.

A Chofer é gratuita e está disponível para iOS e Android.

Nossa Freguesia: Esta app quer dar mais controle aos cidadãos

Um buraco na estrada, a falta de caixotes do lixo ou um animal abandonado podem ser reportados através da app Nossa Freguesia que pretende colocar nas mãos dos utilizadores uma ferramenta para interagirem e reportarem algumas situações às suas autarquias.

A app apresenta-se como uma plataforma de serviços e é direcionada para os cidadãos mas também pode ser usada pelo poder local como uma ferramenta de gestão do território.

Disponível gratuitamente nas lojas de aplicações iOS e Android, a app Nossa Freguesia usa um sistema de georreferenciação para permitir reportar situações como buracos na estrada, equipamentos públicos danificados e até animais abandonados.

As situações reportadas ficam marcadas no mapa e podem ser vistas por todos os munícipes que assim também podem avaliar a capacidade de resolução de problemas da sua autarquia.

A mais recente adição da ferramenta foi a possibilidade de reportar animais abandonados, o SOSAbandonado, mas para aumentar a sua eficácia a empresa que desenvolveu a app quer atribuir a gestão das ocorrências a instituições que façam depois o acompanhamento das várias situações reportadas.

Facebook tem uma nova app para trocar mensagens de grupo… em vídeo

Chama-se Bonfire e é mais uma aposta com a assinatura da (ainda) rede social mais popular do mundo.

Até ao momento a nova app do Facebook ainda só tem versão para dispositivos iOS, estando apenas disponível para uma localização específica, onde está a ser testada: a Dinamarca.

A informação oficial por parte da equipa de Mark Zuckerberg descreve a Bonfire como “uma nova forma de fazer video chat em grupo”. Acrescenta-se que a aplicação suporta conjuntos de até oito pessoas a "falarem" ao mesmo tempo, sendo possível acrescentar efeitos e guardar fotos dos chats de vídeo.

Quem já experimentou diz que o funcionamento é simples, sendo necessário adicionar amigos, que recebem uma notificação no Messenger e, que quando se juntam ao chat, dividem o ecrã de igual forma. A aplicação dá prioridade à pessoa que estiver a falar.

Pare, respire e pense: esta app ajuda a fazer da meditação uma rotina

Bastam alguns minutos por dia para conseguir alcançar um estado de calma e relaxamento mental. E a aplicação Stop Breathe & Think: Meditate pode dar uma ajuda.

A app é uma das muitas que existem nas lojas e aplicações para ajudar a desenvolver hábitos de meditação, mas diferencia-se pela capacidade de validar o estado mental do utilizador e adaptar os exercícios às suas necessidades. Primeiro é preciso responder a um pequeno questionário e depois há várias sugestões para melhorar os pontos mais críticos, entre meditação e Yoga.

A ideia é criar um "escudo" de bem estar, protegendo-se de influências negativas e permitindo espalhar boa disposição e espírito positivo à sua volta. E por isso a sugestão é que reserve alguns minutos no início e fim do dia a estes exercícios, registando a evolução do seu estado mental.

Há mais de 50 modos de meditação adaptados, com tempos definidos para cada exercício com sons adequados, um temporizador de respiração para ajudar a focar-se e a encontrar a calma.

A app é de download gratuito para iOS e Android, mas também no browser, mas há modelos de subscrição para conseguir ter acesso a mais funcionalidades.

1
1