www.dn.ptdn.pt - 17 set 12:40

Brexit - Brexit: Londres quer novo tratado de segurança com a UE

Brexit - Brexit: Londres quer novo tratado de segurança com a UE

Tratado visa manter cooperação na luta antiterrorista. Segunda-feira será publicado documento de trabalho com posições do Reino Unido

O governo britânico afirmou hoje querer concluir com Bruxelas um novo tratado de segurança que permita manter a cooperação na luta antiterrorista, depois da saída do Reino Unido da UE (Brexit).

"Um tratado que estabeleça uma base legal para manter a cooperação policial, de segurança e penal após a nossa saída da UE", explicou o governo de Theresa May, num comunicado difundido antes da publicação na segunda-feira de um documento trabalho sobre esta questão.

Um dos objetivos deste tratado é evitar o aparecimento de "lacunas operacionais" após o Brexit, previsto em março de 2019, acrescentou.

O documento de trabalho, que vai incluir posições sobre a futura relação alfandegária com a UE, a fronteira da Irlanda do Norte ou a cooperação em matéria de Defesa, deverá apresentar a posição de Londres sobre a sua manutenção, ou não, na Europol, a agência que apoia os países da UE na luta contra a grande criminalidade internacional e o terrorismo.

"Uma cooperação internacional eficaz é absolutamente crucial para o Reino Unido e para a UE, se quisermos manter os nossos cidadãos em segurança e levar os criminosos à justiça", declarou o ministro encarregado do Brexit, David Davis, no mesmo comunicado.

"Temos já um nível aprofundado de colaboração com a UE nas questões de segurança e é de interesse mútuo encontrar os meios para melhorar", acrescentou.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, deverá falar sobre o Brexit a 22 de setembro, em Florença (Itália), três dias antes do início, a 25 de setembro, da quarta ronda de negociações com Bruxelas sobre a saída do país.

1
1