observador.ptobservador.pt - 17 set 19:34

A manhã em que Trump atirou uma bola de golfe a Hillary (e muito mais)

A manhã em que Trump atirou uma bola de golfe a Hillary (e muito mais)

O Presidente norte-americano aproveitou a manhã de domingo para disparar uma série de tweets e retweets polémicos, entre eles um em que atingia (literalmente) Hillary Clinton com uma bola de golfe.

Uma manhã preenchida a navegar no Twitter. Foi assim que o Presidente norte-americano, Donald Trump, se entreteve na manhã deste domingo, postando e retweetando uma série de publicações que deram nas vistas pelo seu conteúdo. Apesar de ser já habitual que Trump recorra a esta rede social para fazer comentários, por vezes até polémicos, a verdade é que a enxurrada desta manhã surpreendeu pela quantidade — foram 15 postagens seguidas — e pelo conteúdo.

O Presidente começou por falar da corrida do procurador Bill Schuette ao cargo de governador no estado do Michigan, dando-lhe o seu apoio, e passou de seguida para o tema Coreia do Norte, referindo-se ao líder de Pyongyang, Kim Jong-un, como “Rocket Man” (que é como quem diz ‘Homem Foguete’, numa tradução livre). “Falei com o Presidente Moon da Coreia do Sul na noite passada. Perguntei-lhe como estava o Rocket Man. Há agora filas nos postos de combustíveis da Coreia do Norte. Azar!“, escreveu.

I spoke with President Moon of South Korea last night. Asked him how Rocket Man is doing. Long gas lines forming in North Korea. Too bad!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 17, 2017

Para além da referência (propositada ou não) a Elton John, Trump avançou de seguida para uma série de retweets de postagens feitas pelos seus apoiantes que o colocam numa luz favorável: há por exemplo a ilustração do Presidente como homem forte que traz empresas como a Oreo e a Apple de volta para os EUA com as suas próprias mãos e há também o mapa do país em 2020, com o Partido Republicano a vencer em todos os estados.

Pelo meio, Trump aproveitou para retweetar um GIF (imagem animada) que faz uma montagem do Presidente a dar uma tacada numa bola de golfe com outra imagem de Hillary Clinton a cair, como que atingida pela bola.

Donald Trump's amazing golf swing #CrookedHillary pic.twitter.com/vKhxxFCBV1

— Mike (@Fuctupmind) September 14, 2017

O jornal Washington Post pediu um comentário à antiga candidata presidencial, mas a equipa de Clinton escusou-se a comentar o incidente. Outros, por outro lado, não hesitaram em falar sobre o assunto. Walter Shaub, por exemplo, escreveu sobre o GIF na sua conta pessoal, acrescentando que Trump “não está apto” [para o cargo]. Shaub, antigo diretor do Gabinete de Ética do Governo, demitiu-se em julho, dizendo que o programa de ética do executivo norte-americano “precisa de ser fortalecido”.

EUA. Diretor do Gabinete de Ética anuncia saída antes do final do mandato

1
1