expresso.sapo.ptexpresso.sapo.pt - 22 ago. 08:44

Atentado em Barcelona. Quatro suspeitos vão ser presentes a tribunal após condutor da carrinha ter sido abatido

Atentado em Barcelona. Quatro suspeitos vão ser presentes a tribunal após condutor da carrinha ter sido abatido

Polícia catalã acredita que os 12 membros da célula terrorista envolvidos no ataque da passada quinta-feira “ou estão mortos ou já foram detidos”

Os quatros homens detidos nos últimos dias sob suspeita de envolvimento no atentado da semana passada numa zona turística de Barcelona vão ser presentes a um tribunal catalão, esta terça-feira, para uma audiência em que será decidido se vão ser julgados em Espanha por atos terroristas.

A audiência preliminar foi confirmada depois de o último membro da célula terrorista que se suspeita que esteve por trás do ataque ter sido abatido pela polícia na segunda-feira, após ter sido encurralado por agentes armados em Subirats, a cerca de 50 quilómetros de Barcelona. “Estávamos à procura de 12 pessoas e elas ou estão mortas ou já foram presas”, informou o chefe da polícia, Josep Lluís Trapero.

Younes Abouyaaqoub, o jovem de 22 anos suspeito de ter conduzido a carrinha contra um magote de pessoas numa das avenidas de maior tráfego turístico em Barcelona, as Ramblas, matando 15 pessoas e ferindo mais de 130, foi abatido ontem, quatro dias depois do ataque, após alguns habitantes de Subirats terem informado a polícia que tinham avistado o suspeito. Os agentes destacados para o local recorreram a um robô para remover e examinar o colete de explosivos que Abouyaaqoub parecia envergar, confirmando-se depois que era falso.

Esta terça-feira à tarde, um juiz de um tribunal especial criado para julgar casos de terrorismo vai decidir se os quatro suspeitos detidos — Driss Oukabir, Sahal el Karib, Mohammed Aalla e Mohamed Houli Chemlal — devem ser formalmente acusados e julgados pelo atentado de 17 de agosto.

As autoridades já informaram que esse caso judicial estará a decorrer a par de uma investigação já em curso às potenciais ligações da célula a grupos terroristas que operam no estrangeiro.

NewsItem [
pubDate=2017-08-22 09:44:47.0
, url=http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-08-22-Atentado-em-Barcelona.-Quatro-suspeitos-vao-ser-presentes-a-tribunal-apos-condutor-da-carrinha-ter-sido-abatido
, host=expresso.sapo.pt
, wordCount=278
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_22_815970897_atentado-em-barcelona-quatro-suspeitos-vao-ser-presentes-a-tribunal-apos-condutor-da-carrinha-ter-sido-abatido
, topics=[ramblas, espanha, terrorismo, barcelona, polícia, crime, lei e justiça, subirats, internacional]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]